Ao todo, 32 crianças entre 10 e 14 anos aprenderam mais sobre o mundo dos computadores
Direcionado às crianças assistidas no Programa de Erradicação Infantil (Peti) o Curso de Informática Básica Educativa, realizado em parceria com o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), trouxe novos conhecimentos a meninos e meninas de 10 a 14 anos que, antes, se limitavam ao acesso de sites interativos como o Orkut e MSN. Nesta quarta-feira (8), eles compareceram no Cetep para receber os certificados de conclusão do curso que serviu como base à aprendizagem para sonhos futuros.
Com duração de 36 horas, distribuídas em quatro meses, o Curso de Informática Básica Educativa faz parte do Programa de Inclusão Social da prefeitura de Macaé, desenvolvido pelo Cetep desde o ano passado. Neste ano de 2010, a grade foi ampliada com a introdução do pacote Office (Windows, Word, Excel), ferramentas que as crianças podem utilizar nos trabalhos da escola.
A instrutora de Informática Básica Educativa, Fernanda Marinho Pinto, considerou excelente o rendimento dos 32 alunos do Peti. “Eles chegaram com uma noção mínima de Internet e vão retornar sabendo editar e formatar textos, criar planilhas, além de outras tarefas na área de Informática, que servirão de base para ingressarem no Programa Nova Vida”, ressaltou.
Moradora do bairro Fronteira, a aluna Amanda dos Santos, 12 anos, conta que usava o Orkut na casa do pai, mas depois que aprendeu a utilizar as novas ferramentas perdeu o interesse no site, e hoje, ela quer mesmo é seguir adiante nos estudos, para quando tiver 14 anos garantir uma vaga no programa da prefeitura voltado para os adolescentes.