Secretaria de Educação implanta sistema de gestão virtual

02/05/2011 17:12:09 - Jornalista: Andréa Lisboa

A prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação (Semed), implanta nesta terça-feira (3) o Sistema de Gestão da Educação. Vinte e duas escolas estão aptas a acessarem o link www.sislamerj.caedufjf.net e atualizarem o cadastro dos alunos, bem como suas matriculas e turmas, dando início às ações do módulo I do sistema. A meta é que até o final do ano todas as unidades escolares estejam habilitadas a integrarem o sistema informatizado via internet.

O software de administração e controle escolar (SisLAME) tornará acessíveis informações como matrícula, freqüência, histórico, entre outras, desburocratizando a gestão. Somente neste ano, o treinamento de gestores já foi concluído em trinta e sete escolas municipais. Para o secretário de Educação, Guto Garcia, informações obtidas por meio de dados estatísticos contribuem para a tomada de decisões acertadas.

- Este sistema de gestão nos possibilita dados precisos e uma melhor análise de nossa realidade. Isso facilita na escolha de ações e na construção de políticas públicas para a educação, explica.

Segundo o coordenador de Gestão de Informática (CGI), José Vicente Rodrigues, 48 laboratórios doados pelo Governo Federal foram entregues às escolas, em outubro do ano passado, e vinte e quatro, em novembro. Outros 28 foram instalados neste ano, restando apenas 16, que terão prioridade da Secretaria neste semestre. Mais de oito mil alunos vão ser beneficiados pelo Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo).

José Vicente destaca algumas vantagens do sistema: O SisLAME importará dados do senso escolar e será uma ferramenta para a elaboração do próximo senso. Ele tem uma importante função de controle de fluxo de alunos, auxiliando nas análises sobre evasão escolar e remanejamentos. O software também facilitará na geração de relatórios e de documentos, como diários de classe e históricos escolares, diminuindo o tempo do atendimento a esses serviços.

Com a descentralização de vários tipos de solicitações, a Secretaria prevê uma diminuição das filas para pré-matrícula, matrícula e remanejamento. Futuramente, o SisLAME possibilitará que os pais tenham mais controle sobre o desempenho e frequência de seus filhos por meio da internet, em cumprimento a uma determinação do Juizado da Infância e da Juventude. O sistema também será utilizado para o cadastro de professores e de funcionários e por elaborar estatísticas.