Foto: Divulgação
Secretária de Educação acompanhou o início da reforma na Nova Holanda
Os alunos do curso de Técnicas da Construção Civil, sob a orientação dos instrutores, deram início no sábado (12), reforma da Escola Municipalizada de Educação Infantil Professora Maria das Graças da Silva Ribeiro, no bairro Nova Holanda. A aula, que aconteceu das 8h às 17h, foi acompanhada pela secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia; pela subsecretária de Educação Infantil, Márcia de Azevedo e pela diretora presidente Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), Waleska Freire.
O curso com tem carga horária de 120 horas, divididas entre teoria e prática. “Tivemos três sábados de aulas teóricas, agora, estamos partindo para a aula prática, que acontece durante nove sábados consecutivos, todos na mesma escola. Os alunos sairão do curso totalmente capacitados a realizar qualquer trabalho de acabamento de superfícies, como colocação de pisos e azulejos, reboco, embolso, chapisco e pintura. Nessa primeira aula, os alunos, lixaram, removeram a tinta e começaram o trabalho de colocação de piso”, explicou a engenheira responsável pela coordenação do curso, Valeska Secchi
A dona de casa, Maria Luzia Conceição da Penha, contou que se inscreveu no curso para aumentar a renda familiar. “Com esse curso vou poder fazer serviços de acabamentos de superfícies, mesmo sendo mulher. Além disso, posso também realizar reformas na minha casa”, contou.
A secretária Marilena Garcia ressaltou a importância da integração da Educação no município. “Macaé é o único município no Brasil que integra a educação infantil, ensino fundamental, profissionalizante e superior. O Cetep tem um olhar voltado para todas as classes de ensino, para preparar cursos que atenda a demanda do público. Assim que essa reforma acabar, alunos e profissionais vão poder entrar em um ambiente completamente novo, e os alunos do curso de Técnicas de Construção Civil finalizarão o curso com excelente qualidade de ensino”, destacou.
Ela disse ainda, que a reforma da escola infantil fecha um ciclo de obras na comunidade. “Queremos apresentar para a população que o Nova Holanda é um bairro de trabalhadores, e trabalho e dignidade se faz com Educação. Realizamos a obra do Ciep Nova Holanda, que hoje se tornou referência. Realizamos um mutirão na Escola Municipal Christos Koussoulas e, agora, a reforma da Escola da Educação Infantil”, destacou.