A partir da próxima segunda-feira (25), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugura um novo canal de comunicação com a comunidade escolar: a Ouvidoria da secretaria. Esta é uma das primeiras ações implementadas pelo novo secretário, Guto Garcia, empossado na terça-feira (19).
De acordo com Guto Garcia, o objetivo do novo setor da educação é institucionalizar e profissionalizar a solução de problemas relativos à pasta e fornecer informações à comunidade escolar. “A Ouvidoria irá fazer registros dos contatos e terá até 48 horas para apresentar respostas, dependendo do grau de urgência. Ao fim de cada mês, serão feitos relatórios sobre os motivos que geraram o contato e as ações tomadas como solução. Dessa forma, teremos dados concretos para a realização e gestão das políticas públicas de educação”, explicou.
Os contatos com a Ouvidoria poderão ser feitos a partir de segunda-feira, no térreo da sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Antero Perligero, 402, via telefone, através do numero 2762 2373, através do email (ouvidoria.educacao@macae.rj.gov.br ou semed@macae.rj.gov.br) ou ainda pelo portal da Prefeitura (www.macae.rj.gov.br).
No total serão cerca de dez pessoas trabalhando na Ouvidoria, que irão se dividir por áreas de atuação. “A ideia é que a Ouvidoria atenda não só aos alunos e pais de alunos, mas também aos professores, diretores de escolas, funcionários em geral e a população, que precisarem de ajuda na solução de problemas e informações sobre as ações da secretaria. A Ouvidoria vai ser o principal canal de comunicação com a comunidade escolar. A equipe será formada pelas pessoas mais experientes da secretaria. Esperamos que a curto prazo, dessa forma, possamos oferecer soluções e respostas de forma mais ágil”, ressaltou Guto.
A coordenadora da Ouvidoria, Tânia Aguiar, comentou que o setor irá trabalhar dentro das diretrizes nacionais. “Além do informalismo na apuração dos fatos, a Ouvidoria pretende humanizar algumas soluções burocráticas que tendem à impessoalidade, sugerindo a adoção de novos procedimentos. Estaremos recebendo reclamações, denúncias, elogios e/ou sugestões referentes aos serviços prestados pela educação municipal”.