logo

Secretaria de Educação promove Encontro com Gestores da Escola

13/04/2011 17:12:06 - Jornalista: Assessoria Educação

Atenta aos desafios pertinentes à Educação Básica, a Secretaria de Educação de Macaé promoveu o primeiro encontro do projeto “IDEB: avaliação e qualidade do ensino”. A ação, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (13), na Fundação Educacional de Macaé (Funemac), vai de encontro às metas estipuladas para o biênio 2011/2012: “Toda criança alfabetizada até oito anos” e “Todo aluno com direito à aprendizagem adequada a sua série”.

A ação foi implementada pela Subsecretaria de Ensino Fundamental com a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e desenvolvida pela professora Larissa Frossard. A ação contou com a colaboração de professores ligados à renomadas instituições de ensino. Todas elas estão envolvidas no projeto “Observatório, Educação e Cidades: Desigualdades de Oportunidades Educacionais e Dimensões da Alfabetização da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro”.

- O trabalho faz parte de um projeto de extensão chamado “De olho no Ideb: compreendendo o indicador para utilização no planejamento escolar”. Este é um projeto que desenvolvi como professora da FeMass, em parceria com a Subsecretaria de Ensino Fundamental, com a colaboração dos professores da UFRJ e da PUC, que fazem parte do “Observatório, Educação e Cidades” – disse Larissa Frossard, doutoranda da PUC.

A equipe que participou do encontro do projeto “Ideb: avaliação e qualidade do ensino” foi composta pelos professores doutores Cynthia Paes de Carvalho (PUC-Rio), Ana Pires do Prado (UFRJ), Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato (UFRJ) e Luiza Helena Lamego Felipe (Colégio Pedro II). Foram eles que apresentaram aos gestores as diretrizes do trabalho.

- Esse trabalho envolve a questão da melhoria do Ideb, então inicialmente foram chamados gestores de 12 escolas com mais dificuldade neste índice. A partir de maio este trabalho deverá ser estendido a todas as outras unidades, para abranger toda a rede – disse o secretário de Educação, Guto Garcia.

O encontro desta quarta é uma das oito ações delimitadas pela Secretaria de Educação visando à melhoria constante da qualidade do ensino oferecido nas escolas do município, inclusive para o avanço nos números do Índice da Educação Básica (Ideb).
Entre as ações estão a formação dos professores com relação aos descritores de Língua Portuguesa e Matemática; formação de gestores, orientadores pedagógicos e professores orientadores; organização de questões contendo descritores de Língua Portuguesa e Matemática; aprofundamento do estudo no contraturno nas escolas e simulação e diagnóstico através da aplicação da “Prova Macaé” em preparação para a “Prova Brasil”.

- A Secretaria de Educação tem o objetivo de trabalhar a qualidade do ensino no cotidiano. Então, precisávamos investir principalmente em formação. Apresentamos a proposta de que a Larissa viesse fazer este trabalho com os gestores e foi um bom encontro, já que o trabalho tinha uma estrutura, que foi adaptada realidade de Macaé – concluiu a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Balade Aref.