Foto: Divulgação
O evento antecipou a comemoração do próximo dia 12
“Brincadeira de criança, como é bom!” Este foi o tema da programação do Dia da Criança, realizada esta semana pela Secretaria Municipal de Educação. Nesta quinta-feira (7), a alegria tomou conta da praia de Imbetiba . Cerca de 700 estudantes se integraram a programação que envolveu alunos da Educação Infantil no turno da manhã e do Ensino Fundamental, no período da tarde. O evento antecipou a comemoração do próximo dia 12.
Sorrisos, descontração e atenção redobrada nas palestras atraíram alunos de unidades municipais como Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola e Antônio Alvarez Parada, Aprisco e Olympia Ribeiro dos Santos . Segundo a professora do Ciep Leonel de Moura Brizola, Mônica Teixeira, eventos como estes destacam o compromisso da rede municipal de ensino com a qualidade de vida dos alunos.
Entusiasmada, a aluna Larissa dos Santos disse que nunca vai esquecer o evento. “Gostei de tudo. Até minha professora dançou no palco”, falou a menina de oito anos. Já o estudante Tiago Correia Delfino, do Ciep Leonel de Moura Brizola afirmou que o evento foi legal. “Gostei de tudo! Ganhamos brindes e aprendemos mais sobre o cuidado e respeito às crianças”, contou animado após participar de uma gincana e ganhar uma bola.
Alunos, professores, oficineiros, monitores até moradores das proximidades da Imbetiba assistiram no turno da manhã a apresentação do Coral Coquinho. A secretária de Educação em exercício, Gelda Tavares, acrescentou que o evento foi planejado com estrutura ideal para que os alunos tivessem um dia agradável direcionado à socialização e conscientização de diversas crianças.
Satisfeita, a subsecretária de Educação, Cultura, Saúde, Meio Ambiente e Esporte, Conceição de Maria Alves, confirmou que a programação atingiu as expectativas. “A integração dos alunos foi perfeita. Além disso, conseguimos resgatar o encanto e a curiosidade por brincadeiras infantis como boleba, bambolê, corda, pipa e pião, que estão um pouco descartadas do cotidiano da garotada”, salientou .
Ela também agradeceu as parcerias. “Nossos alunos puderam ganhar brindes variados como cortesias ao Cinemagic e fim de semana com os pais no Hotel Caledênia em Friburgo”, lembrou Conceição de Maria. Brincadeiras como cabo de guerra, achado e perdido, além de jogos e oficinas fizeram parte da programação. Na área de esportes, jogos de vôlei e futebol de areia e queimado fizeram a alegria dos participantes e torcedores.
Entre as oficinas mais elogiadas estavam as de pipa, girassol de garrafa Pet, bonecas de pano e brinquedos reciclados, bambolê, corda e pipa. A equipe do programa “Minha Escola Querida” também participou doando livros infanto-juvenis. Emocionada a coordenadora Sônia Terezinha Gonçalves destacou que a programação reforça o compromisso com a educação, cultura, cidadania e conhecimento.
Mais do evento- No decorrer do evento houve interação com contadores de história e monitores, responsáveis por leitura e linguagem com recorte e colagem. Além disso, a subsecretaria de Educação, Cultura, Saúde, Meio Ambiente e Esporte organizou um bate-papo especial com a equipe do Centro de Vivências e a equipe da subsecretaria vai transmitir informações Pediculose (combate aos piolhos) e Dengue (principalmente a recente do tipo 4).
A Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil também esteve presente orientando quanto aos Primeiros Socorros. Tendas como da Associação de Proteção à Infância – Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente (Apic-Naca) e de representantes da Subsecretaria Municipal de Políticas sobre Drogas também foram muito procuradas. Os alunos receberam informações e folderes explicativos sobre assuntos como combate às drogas e à violência de crianças e adolescentes.
Crianças, pais e professores também tiveram a oportunidade de participar do debate Estatuto da Criança e do Adolescente ministrado pelos representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
No turno da tarde, outros colégios estiveram presentes como o Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, do Bairro Nova Holanda e escolas de Imbetiba como o EM Profª Eda Moreira Daflon e o colégio Antônio Alvarez Parada. Após as mini-palestras a programação foi finalizada com atividades culturais, oficinas de pintura, confecção de pipas, ações educativas e esportivas, além das campanhas de prevenção à dengue com distribuição de gotas homeopáticas e preservação ambiental. Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação do Coral do C. M. Sandra Maria de Araújo, que empolgou aos presentes com crianças mostrando todo o seu talento e o aprendizado que obtêm das oficinas de música que a escola oferece.