A Secretaria de Educação de Macaé entregou nesta quinta-feira (7) a professores das 38 escolas com turmas do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal as provas do simulado para a ‘Prova Macaé 2011’, que acontecerá no dia 10 de agosto. Durante a entrega, os professores receberam orientações baseadas em diretrizes do Ministério da Educação (MEC) dos coordenadores de Matemática e de Português.
As provas do simulado serão ministradas na próxima semana pelos próprios professores regentes. Nelas, constam dez questões objetivas de Português e onze de Matemática, formuladas com base nos descritores do MEC, que indicam habilidades a serem avaliadas em cada um dos tópicos dos Objetos de Conhecimento estabelecidos pelo Ministério. As provas são acompanhadas de cartão para marcação das respostas, para que os estudantes aprendam a lidar com o sistema utilizado na “Prova Brasil” do governo Federal.
- Essa prova pretende que as escolas se reavaliem para corrigir quaisquer deficiências de ensino-aprendizagem, a partir do segundo semestre. Ela ajudará a identificar onde será necessária mais atenção. A avaliação é feita aos moldes da “Prova Brasil” e posteriormente tabularemos os dados encaminhados pelos professores sobre a avaliação, que servirão de orientação, explica a subsecretária Pedagógica de Educação, Gelda Tavares.
O simulado dos alunos do 9º ano será em duas etapas. A primeira fase aconteceu na última semana e a segunda será na próxima. Esses simulados e a própria “Prova Macaé 2011” são instrumentos para o diagnóstico de deficiências de aprendizagem e de ensino para melhor planejamento pedagógico. Além disso, o simulado é proposto para que os professores desenvolvam posteriormente as questões com seus alunos. Os professores deverão ainda fazer um registro sobre essa atividade.
Apenas alunos de turmas com menos de vinte estudantes no 5º ano não farão o simulado. A ‘Prova Macaé 2011’ dos estudantes do 5º ano terá dez questões de Língua Portuguesa e dez de Matemática e a do 9º, vinte questões de cada uma dessas duas disciplinas. A prova seguirá as orientações do MEC, contemplado os descritores, que aparecem dentro de cada tópico de conteúdos ou das ha¬bilidades exigidas em ordem crescente de aprofundamento.