Na semana passada, Macaé sediou o I Encontro Regional de Tutores do Programa “Formação pela Escola”. Professores, gestores, técnicos e conselheiros de educação de quarenta municípios do Rio de Janeiro participaram do treinamento nas salas da Cidade Universitária.
Este programa tem como objetivos fortalecer a gestão democrática das escolas, contribuir para a utilização adequada do dinheiro e a diversificação e contextualização das ações, ampliando o controle social sobre os recursos.
O Encontro Regional serviu para alinhar as ações dos municípios em torno dos cinco Programas de Políticas Públicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE): Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa de Transporte Escolar(PTE), Programas do Livro(PLi), Programa Nacional de Alimentação Escolar(Pnae) e do Fundo de Educação Básica (Fundeb).
- Macaé implantou o Formação pela Escola em 2009 -, relata Roze Thomas, coordenadora municipal do Programa. “No ano passado, trabalhamos dois módulos: o de Competências Básicas e o do Livro. Agora, estamos oferecendo novamente o módulo de Competências Básicas juntamente com o do Pnae”, ressaltou.
O Programa Formação pela Escola funciona por Encontros Presenciais e Ensino a Distância (EAD) cada módulo de estudo tem carga horária de 40 horas, com duração de cerca de um mês. Como cada curso inclui também um módulo temático, são oitenta horas totais, onde 64 horas são por EAD e 16 horas em encontros presenciais.
Pela manhã foram estudados os módulos de Competências Básicas e o do Pnae. Graças a uma parceria com o Macaé Convention & Visitors Bureau, no intervalo do almoço foi oferecido aos alunos um passeio turístico por Macaé em ônibus executivo. Lagoa de Imboassica, Praia do Pecado, Cavaleiros e Petrobras foram visitados, enquanto o guia contava histórias sobre a cidade, finalizando com o almoço no Brasas & Viños. À tarde, no Laboratório de informática da Cidade Universitária, foi estudado o SIF - Sistema Informatizado do Programa de Formação pela Escola.
- Em Macaé, teremos no dia 31 cerca de 40 alunos terminando o módulo de Competências Básicas e iniciando o módulo Pnae -, conclui Roze Thomas.