logo

Secretaria de Educação vai transformar textos para Olimpíada de Língua Portuguesa em livro

05/11/2010 10:04:05 - Jornalista: Andréa Lisboa

Os alunos das 35 escolas da rede municipal de ensino de Macaé que estão participando na Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro 2010 estão comemorando. Todos os 150 textos inscritos e depoimentos dos autores participantes de Macaé serão incluídos em um livro que será editado pela Secretaria Municipal de Educação.

A obra também vai abranger os textos selecionados durante a etapa estadual nos meses de setembro e outubro. Entre eles dez poesias, dois contos, três textos e um texto opinativo. O livro, que terá uma data especial de lançamento, vai contar com sessão de autógrafos dos autores dos textos. A previsão é que sejam distribuídos exemplares para os alunos escritores, professores responsáveis e bibliotecas das unidades escolares participantes.

A expectativa da Secretaria de Educação é ter textos semifinalistas na etapa regional da olimpíada, que será realizada até o próximo dia 19 deste mês. Nesta fase, os 500 alunos semifinalistas e seus respectivos professores terão a oportunidade de viajar para Brasília, de acordo com a categoria em que estão inscritos.

No decorrer da regional, todos os inscritos vão participar de atividades culturais e de formação, nas quais poderão aperfeiçoar seus textos. A comissão julgadora será responsável pela seleção de até 152 finalistas. Os premiados da etapa regional vão receber medalha e aparelho de som portátil, que serão entregues para alunos e professores, e placa de homenagem para escolas. Além disso, os professores autores dos 28 Relatos de Prática selecionados receberão um aparelho de DVD.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a Olimpíada de Língua Portuguesa deste ano está superando expectativas. “Através da programação, muitos alunos puderam refletir a respeito de Macaé e do bairro em que vivem. Com isso, estamos avançando diante da nova prática de leitura e escrita”, salientou.

De acordo com a subsecretária de Educação, Gelda Tavares, a perspectiva é que Macaé tenha representatividade na etapa nacional, que está prevista para acontecer em um encontro Nacional no dia 29 deste mês. Na ocasião serão anunciados 20 vencedores nacionais (cinco de cada categoria)

Os prêmios para professores e seus alunos autores dos 20 textos selecionados serão medalhas, microcomputadores e impressoras. Já para a escola serão distribuídos dez microcomputadores, uma impressora e livros para a biblioteca.

Na última edição da Olimpíada, o Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar ganhou um laboratório de informática e a aluna premiada uma bolsa de estudos estimada em R$ 30 mil.Na última edição da Olimpíada, o Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar ganhou um laboratório de informática e a aluna premiada uma bolsa de estudos estimada em R$ 30 mil.

Olimpíada em Macaé- Para contribuir com a atualização dos professores que estavam diante da olimpíada, a Semed promoveu uma oficina de formação continuada para os profissionais, que estão engajados na seleção.

Em 2010, o programa foi ampliado abrangendo os alunos dos 5º ao 9º anos de escolaridade e 1º ao 3º anos do Ensino Médio. “A expectativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é a melhor. O concurso é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social”, disse Sandra.

A coordenadora de Língua Portuguesa da Subsecretaria de Ensino Fundamental, Sandra Matsumura, também ministra aos profissionais oficinas, que destacam a produção de gêneros textuais.