A secretaria executiva de Esporte e Lazer (Semel) e a AMA-Basquete fecharam, na noite desta segunda-feira (10), uma parceria para alavancar o basquete no município. O evento, organizado pelos pais e amigos da associação, aconteceu no Clube Cidade do Sol, onde foi servido um jantar aos convidados.
O evento contou com a presença do secretário de Esporte e Lazer Teodomiro Bittencourt Filho, o Mirinho; do presidente da AMA-Basquete e do Clube Cidade do Sol, Robson Gama; do diretor da Liga Macaense de Basketball, José Mário Passos; e do coordenador-técnico do projeto Basquete-Macaé, Guilherme Kroll.
Em seu discurso, Mirinho assumiu uma postura de total apoio aos projetos de inclusão social promovidos pela AMA-Basquete. Ele disse que a secretaria de Esporte e Lazer dará sua contribuição a todas as categorias da Liga Macaense. A equipe adulta, por exemplo, se prepara para a disputa do Estadual.
– Esta é uma noite diferente para mim. Estou me comprometendo a ajudar o basquete de Macaé em todas as categorias, como fiz em 2005. Além disso, vamos levar este esporte às praças da nossa cidade em parceria com a AMA-Basquete, em um projeto de inclusão social – disse o secretário.
O secretário informou ainda que em breve estará no Ginásio do Juquinha (Tênis Clube) assistindo a um jogo da Liga Macaense pelo Campeonato Estadual. De acordo com ele, a presença da torcida será importante neste processo. “O mais importante é conseguirmos massificar o basquete em Macaé e, com isso, ocupar o tempo das crianças com a prática esportiva”, frisou Mirinho.
O coordenador do Basquete-Macaé, professor Guilherme Kroll, afirmou que o projeto é fundamentalmente de inclusão social. Para ele, só haverá investimento pesado neste esporte quando o basquete mexer com o coração e a cabeça de toda a cidade.
– Não adianta buscar patrocínio e ficar escondido com poucas pessoas envolvidas neste processo. A nossa meta é fazer com que a cidade inteira pratique basquete para, aí sim, estarmos prontos para irmos aos investidores. Até lá estaremos com o público garantido e os objetivos definidos – afirmou.
Kroll falou também dos projetos que despertaram o interesse da Semel, como o Mini-Basquete, voltado para crianças de até 12 anos, e o Street Basket. O primeiro núcleo do projeto será implantado na Praça Washington Luiz, provavelmente a partir do dia 1º de outubro. No final de setembro, será realizado um torneio de Street Basket para divulgar o projeto.
Juvenil
A Liga Macaense de Basketball faz nesta quarta-feira (12), às 20h, a segunda partida da série melhor-de-três das quartas-de-final do Campeonato Estadual juvenil. A equipe vai até Cabo Frio tentar empatar o playoff, já que foi derrotada no primeiro jogo por 82 a 78, atuando no Ginásio do Juquinha. Caso vença, a LMB forçará um terceiro e decisivo duelo na sexta-feira (14), às 18h, também em Cabo Frio.