logo

Secretaria de Gestão de Pessoas implementa o Programa de Readaptação Funcional de Servidores Efetivos

10/03/2025 15:49:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

O objetivo é reconhecer e valorizar a atuação dos servidores

O Programa de Readaptação Funcional de Servidores Efetivos foi implementado com o intuito de acolher os profissionais readaptados. Os servidores estão sendo convocados para comparecer ao Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), onde uma equipe multidisciplinar realizará uma entrevista para verificar e acompanhar a vida funcional do profissional. O objetivo da iniciativa é reconhecer e valorizar a atuação dos servidores, proporcionando bem-estar no trabalho e melhorando a qualidade de vida.

O secretário Aristófanis Quirino explicou que a readaptação serve para ajustar as tarefas do servidor de acordo com as suas limitações físicas ou psíquicas, sem prejudicar a estabilidade e as prerrogativas do cargo original.

O secretário acrescenta que a readaptação pode ser concedida provisória ou definitivamente, conforme laudo pericial emitido pelo Sesmt. “Neste processo de acolhimento ao servidor com readaptação funcional, a equipe do Sesmt também busca saber detalhadamente como o profissional vem desempenhando suas novas funções, com um breve relato de suas atividades habituais no local de trabalho. Além disso, é avaliado se o servidor faz tratamento ou acompanhamento médico e se está satisfeito com a nova função, verificando se suas habilidades podem ser melhor utilizadas”, explica.

Durante a reunião, o secretário ainda debateu com o coordenador do Sesmt, Antônio Terra, e a médica do Trabalho, Lívia Selem, sobre a implementação do programa de saúde ocupacional, fundamental para garantir o bem-estar dos servidores. “Esse programa estabelece procedimentos e exames periódicos que devem ser realizados para prevenir e diagnosticar precocemente doenças ocupacionais”, pontua.