A Secretaria de Manutenção e a Subsecretaria de Acessibilidade prosseguem com o projeto de construção de rampas nas áreas centrais do município. Esta semana, a equipe realiza o serviço em frente ao Restaurante Popular. O objetivo dessas intervenções é melhorar a acessibilidade das calçadas próximas às praças, sinais de trânsito, escolas, entre outros.
O secretário de Manutenção, Chico Machado, conta que o primeiro local contemplado foi a Praça Veríssimo de Mello, com 16 rampas próximas as faixas de travessia e sinais de trânsito. De acordo com ele, inicialmente a região central está sendo contemplada.
- Estamos focando nas calçadas em torno das praças para melhorar a questão do acesso das pessoas com deficiência e necessidades especiais, como idosos, gestantes, mães empurrando carrinhos de bebês, já que as rampas garantem o direito de ir e vir da comunidade como um todo - explica.
Chico Machado explica ainda que foram colocados “pirulitos” (sinalizadores) próximos às rampas para sinalizar aos pedestres sobre este serviço. O próximo passo do projeto a ser desenvolvido será a elaboração de um catálogo com endereços do comércio local que oferece rampas na entrada das lojas e também da colocação de placas de demarcação de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais.