logo

Secretaria de meio Ambiente realiza palestras com estudantes do município

10/06/2005 16:25:23 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Cerca de 150 alunos do Ensino Médio do Colégio Módulo participaram de uma palestra ministrada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, na manhã desta sexta-feira, 10 de junho. O evento, realizado no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima), a partir das 10 h,. foi mais uma ação da secretaria em comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente.

Durante esta semana foram promovidas palestras em escolas do município, como Colégio Estadual Matias Neto, Colégio Estadual Luiz Reid e GP da Aroeira, abordando as questões ambientais de Macaé, os projetos e ações desenvolvidas pela secretaria e os problemas ambientais do município.

Os alunos, acompanhados pelo diretor do Colégio, Ledir Rocha, e pela professora Rosângela Tavares, informaram que a palestra estava sendo proveitosa porque estão desenvolvendo trabalhos sobre assunto, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

Além de apresentar a estrutura da secretaria de Meio Ambiente e os projetos e ações desenvolvidos pelo órgão, Fernando Marcelo abordou temas como a Apa do Sana, Lagoa de Imboassica, caramujo africano, evidenciando as estratégias desenvolvidas pela secretaria nas questões ambientais relacionadas aos assuntos.

Sobre a Apa do Sana, o secretário falou, entre outras questões, o impacto que a comunidade sofre com o turismo e as ações que a secretaria vem tomando para solucionar o problema. Ele falou também sobre o Conselho Gestor da Apa do Sana e a importância do reflorestamento, enfatizando que “não se conhece outra forma de proteger os mananciais hídricos”.

Em relação à Lagoa de Imboassica, o secretário disse que os problemas tiveram início da construção da rodovia Amaral Peixoto e que essas questões vêm se agravando pelo lançamento de esgoto domiciliares e efluentes industriais. Sobre o esgoto, ele informou que a construção de estação para tratar o esgoto dos bairros próximos da Lagoa e uma central de tratamento na Linha Verde vai solucionar a questão. Fernando Marcelo colocou em pauta a importância da regulamentação da abertura da barra da Lagoa. “Esta lagoa costeira e outras do Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba estão sendo profundamente pesquisadas pelo Núcleo de Pesquisas Ambientais de Macaé (Nupem), através de trabalhos coordenados pelo professor Francisco Esteves”, disse o secretário, acrescentando que o Nupem é importante parceiro da secretaria nas demandas ambientais.

Depois de falar sobre o caramujo africano e de anunciar a realização da Conferência Municipal de Meio Ambiente em setembro, o secretário respondeu a perguntas dos alunos sobre os em relação aos assuntos abordados.