Foto: Luiz Bispo
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está realizando uma série de ações voltada para a conscientização do uso do cinto de segurança.
Na manhã dessa terça-feira (10) na avenida Gastão Henrique Schuller, aconteceu a primeira ação que tem como objetivo mudar o hábito da população e mostrar a importância desse dispositivo de segurança por todos os ocupantes do veículo.
O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 65, expressa que "é obrigatório o uso do cinto de segurança para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo Contran". O condutor que deixar de utilizar o cinto de segurança ou permitir que o passageiro não utilize, comete uma infração de natureza grave, com penalidade de multa, no valor de R$ 127,69.
Infelizmente este ainda não é um hábito do motorista macaense. Segundo o Diretor de Fiscalização de Trânsito, João Michel Justino, no primeiro semestre de 2010 mais de duas mil pessoas foram autuadas por estarem sem o cinto de segurança. “O uso do cinto é uma medida simples, ajuda a salvar vidas e deve ser incorporada ao comportamento do condutor”, explica.
A ação será realizada em pontos estratégicos da cidade nos próximos dias e além da conscientização quanto ao uso do cinto de segurança, a campanha vai sensibilizar motoristas e motociclistas para não usar celular no trânsito.