logo

Secretaria de Obras conclui infra-estrutura no Barreto

20/06/2006 13:58:22 - Jornalista: Janira Braga

A secretaria de Obras (Semob) está concluindo em diversas ruas do bairro São José do Barreto obras de infra-estrutura urbana como a construção de redes de esgoto e de água pluvial, ligações domiciliares à rede de esgoto, calçamento e meio-fio. O secretário Tadeu Campos e o assessor especial da Semob, Marcelo Mussi, vistoriaram as obras nesta terça-feira (20) e ouviram dos moradores que os serviços de infra-estrutura atendem as necessidades do bairro.

Na Rua J, também conhecida como Beira Canal, por margear o canal Macaé-Campos, a empreiteira responsável pela obra está implantando 140 metros lineares de rede de esgoto, 40 metros lineares de rede de água pluvial, 1,4 mil metros quadrados de calçamento, além de 240 metros lineares de meio-fio.

Segundo o secretário de Obras, será feito um acréscimo para ligar a Beira Canal à cabeceira da ponte do Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem). “Vamos fazer mais 400 metros lineares de calçamento para fazer a ligação”, explicou Tadeu.

Uma das grandes conquistas das intervenções no Barreto é que o esgotamento das ruas serão direcionados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) atrás do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. “Vamos eliminar o envio de esgoto para o canal”, ressaltou o secretário de Obras.

Na Rua Projetada A, foram instalados 230 metros de rede de água pluvial, outros 230 de rede de esgoto, 460 metros de meio-fio e 1,4 mil metros quadrados de calçamento. Já a Rua da Servidão também ganhou 230 metros de rede de esgoto e mesma metragem de rede de água pluvial, 440 metros de meio-fio e 1,4 mil metros quadrados de paralelepípedo. Em ambas, a prefeitura também construiu as ligações domiciliares de esgoto.

Tadeu Campos explicou que na Rua São José do Barreto foram instalados 200 metros de rede de água pluvial, 400 de meio-fio e 1,2 mil metros quadrados de calçamento. “Além de acabarmos com o lançamento de esgoto para o canal, estamos eliminando pontos de esgoto abertos e com isso, conseguimos extinguir o mau cheiro e demais problemas ocasionados por esgotamento aberto”, disse.

Moradores aprovam obras
Os moradores da Rua B – que começou a receber as obras de calçamento (960 metros quadrados), rede de esgoto e rede pluvial (150 metros cada), meio-fio (300 metros), além da ligação de esgoto – concordam com o secretário de Obras. “Quando chovia, aqui ficava intransitável. Era só lama, além do mau cheiro provocado pelo esgoto a céu aberto. A obra está maravilhosa e nós estamos satisfeitos”, disse a moradora Elsa da Silva. O morador da Rua B, Gilson Maturana, faz coro com Elsa. “A rua era péssima com a quantidade de lama. Agora está melhorando 100%”, opinou Gilson.

O assessor especial da Semob, Marcelo Mussi, destacou que a Vila da Servidão será uma das próximas vias do Barreto a receber as obras de infra-estrutura urbana, com rede coletora de esgoto, drenagem e calçamento. “As obras no Barreto fazem parte do conjunto de intervenções de infra-estrutura urbana que fazemos nos bairros para levar mais qualidade de vida para os moradores. Os trabalhos aqui do bairro serão inaugurados em julho, como parte das festividades do aniversário da cidade”, observou Marcelo.