logo

Secretaria de Obras quer resolver problema de acúmulo de água no Riviera

03/07/2006 17:59:00 - Jornalista: Janira Braga

O secretário de Obras, Tadeu Campos, informou nesta segunda-feira (3) que a prefeitura irá abrir uma licitação para a compra de uma bomba de recalque de grande porte para ser instalada no entroncamento da Rua Água Marinha com a Avenida Ayrton Senna, no Riviera Fluminense. O objetivo é evitar o acúmulo de água na Rua Água Marinha – como o ocorrido no sábado – já que a via é mais baixa do que a Avenida Ayrton Senna e por isso, não dá a vazão necessária para as águas chegarem ao canal extravasor da avenida.

- A preocupação do governo com a região mais baixa da cidade é grande e já iniciamos o projeto de macrodrenagem do município – pontuou Tadeu, ressaltando que diversas ruas dos bairros Campo D’Oeste e Novo Horizonte receberam obras de drenagem, com uma nova linha de manilhamento e separação das redes de esgoto e de água pluvial.

Tadeu Campos explicou que o objetivo é levar o esgoto daquela região para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Virgem Santa, que está em construção. “Parte deste objetivo foi alcançado com as linhas de rede de esgoto e pluvial que já chegam na Avenida Ayrton Senna”, observou.

De acordo com o secretário, o problema naquela região acontece porque o nível das ruas é mais baixo do que da avenida principal, daí a necessidade do bombeamento da esquina da Rua Água Marinha – onde existe uma elevatória – até o canal. Para o equipamento ser adquirido, a prefeitura abrirá uma licitação.

- Os engenheiros da secretaria de Obras estão mobilizados para resolver o problema – destacou o secretário, informando ainda que o projeto é expandir o canal extravasor da Avenida Airton Senna para que ele tenha mais capacidade volumétrica de receber água dos bairros. A idéia é aumentar o canal para quatro metros de largura e 2,5 metros de profundidade, com cobertura.