Foto: João Barreto
Os pescadores receberam informações e protetores solar
A Secretaria Municipal Adjunta de Pesca e Aquicultura e a empresa Statoil realizaram, na manhã desta terça-feira (29), uma ação no cais do Mercado de Peixes. O objetivo foi conscientizar os pescadores sobre a importância do uso do protetor solar e da prevenção de acidentes com as mãos.
De acordo com o coordenador da Área de Performance Social da Statoil, Roberto Viana, a ação visa atender as exigências do Ibama para o licenciamento ambiental do Campo de Peregrino, como medida mitigadora. "Realizamos essas ações há três anos com os pescadores, que recebem informações sobre a atuação da empresa, amostras de protetor solar e ainda participam de uma palestra sobre segurança com as mãos", explicou.
O técnico de segurança da Statoil, Márcio Tenuta, orientou os pescadores sobre a importância das mãos e dedos no exercício da profissão. "As mãos são importantes para a profissão deles. Oriento o posicionamento correto na hora de pescar, sinalização da área, utilização de equipamento de segurança para realizar a atividade e noções de primeiro socorros", informou.
O pescador Carlos Morais da Silva, 28 anos na profissão, disse que as informações passadas pelo técnico foram importantes. "Ele orientou como a gente não se acidentar. Eu quase perdi uma visão ao manusear um anzol. É sempre bom termos informações sobre o assunto", disse. Outro pescador, Valter Azevedo, 32 anos no ramo, também assistiu as orientações do técnico e reforçou a importância dos profissionais do cuidado durante a atividade. "É fundamental conscientizar os pescadores para prevenir os acidentes. Boa iniciativa", elogiou.
O secretário adjunto de Pesca e Aquicultura, Sérgio dos Santos, ressaltou a importância da parceria com a empresa Statoil. "Sempre buscamos ações que beneficiem os pescadores. Nossa intenção é de realizar outras atividades como essa, para isso, visitamos outras empresas para novas parcerias", informou.