A Secretaria Municipal Adjunta de Saneamento e a BRK, concessionária que atua na coleta e tratamento de esgoto em Macaé, fizeram uma parceria nesta semana de treinamento voltado aos novos operadores das Estações de Tratamento de Esgoto da Prefeitura localizadas na região serrana.
O Secretário Municipal Adjunto de Saneamento, Ricardo Moreira, destacou que o governo municipal está trabalhando para que toda a estrutura de saneamento funcione de forma completa em Macaé: “Por isso é fundamental a realização de treinamentos”, comentou.
O treinamento aconteceu em Glicério, onde os profissionais, além de receberem uma capacitação teórica, também fizeram uma visita técnica à Estação de Tratamento (ETE) do distrito para acompanharem e aprenderem um pouco mais sobre todo processo.
No treinamento, os profissionais se aprofundaram em temas como as etapas da coleta de esgoto e tratamento biológico, a manutenção da eficiência em cada etapa, os parâmetros físicos, químicos e biológicos ligados aos controles de qualidade do tratamento, além da rotina operacional em uma ETE.
“A atividade que o operador exerce é de extrema importância, já que reflete diretamente na preservação do meio ambiente e na saúde da população. Esperamos ter agregado conhecimento para que todos realizem o trabalho da melhor forma possível”, explicou o coordenador de Operações da BRK, Bernardo Melo.
O operador Willian Silveira destacou que todo o conteúdo recebido será de muito proveito em sua rotina de atividades na ETE Glicério: “este encontro foi muito bom para recebermos todas essas informações e aprendermos ainda mais sobre a rotina de funcionamento da Estação de Tratamento, e sobre como podemos atuar de forma mais eficiente no trabalho que realizamos”, disse.
Além de conhecerem um pouco mais sobre suas funções, os operadores também tiveram debates sobre temas relacionados ao saneamento básico, à preservação do meio ambiente e à saúde e segurança na realização das atividades.