Secretaria de Saúde amplia atendimento de saúde bucal

23/05/2005 14:57:18 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Ciente da importância da saúde bucal da população, a prefeitura de Macaé, através da secretaria de Saúde vem intensificando o trabalho da coordenação de Saúde Bucal nas comunidades. Segundo o coordenador de Saúde Bucal, Paulo Roberto Seady, são promovidas ações coletivas como realização de palestra, fluoretação, orientação e técnica de escovação, visando a recuperação e manutenção da saúde bucal da população.

O trabalho vem sendo realizado por uma equipe multidisciplinar composta por atendentes de consultório dentário, técnicos em higiene dental e dentistas. No último final de semana, a coordenação esteve no Ciep Nova Holanda, durante o evento Domingo do Povo. Paulo Seady acrescenta que aproximadamente mil pessoas entre crianças e adultos foram atendidas, com orientações quanto a importância da higiene bucal.

A coordenação está firmando parcerias com a Guarda Municipal para atender e orientar os agentes, as crianças do Projeto Guarda Mirim e a coordenadoria dos Direitos da Mulher. “Estamos elaborando um projeto específico para atendimento às gestantes, o grupo piloto será na Região Serrana do município”, garante.

Outra parceria é feita com a secretaria de Educação, com a realização de palestras e atividades educativas na sala de aula, escovação supervisionada, aplicação de flúor, apresentação da mesa clínica e troca de escova dental a cada três meses.

Novidades - A secretaria de Saúde, através da coordenadoria de Saúde Bucal, implementa ainda alguns projetos. Um deles é a unidade móvel “Expresso Saúde”, que está sendo reformada. Além do atendimento odontológico, contará agora com consultório médico, que atenderá as localidades de difícil acesso.

De acordo com Paulo, o prefeito Riverton Mussi, esta viabilizando a construção de uma unidade mista no distrito de Glicério para atender a demanda da região serrana. Os serviços serão 24 horas com médico, dentista, farmácia municipal, entre outros.

O coordenador informou ainda que a unidade odontologia do Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos, está se transformando em Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com tratamento de canal, periodontia, odonto-pediatria e clínica. Também será lançado o Programa de Prevenção ao câncer de boca e haverá capacitação dos profissionais de saúde que tenham acesso a cavidade oral.