A prefeitura de Macaé está em alerta contra a dengue. Mesmo com o intenso trabalho de prevenção realizado pela secretaria de Saúde (Semusa), houve um aumento nos casos da doença nos últimos meses. Desde o dia primeiro deste mês, foram feitas 77 notificações de suspeita da doença, dos quais 30 casos foram confirmados. De janeiro a abril, foram apenas 17 suspeitas e quatro confirmações.
- É um caso atípico para esta época do ano. Uma prova que o mosquito está ficando cada vez mais resistente e que a população tem o dever de colaborar com o combate ao mosquito -, diz o secretário de Saúde, Fernando Diogo. Para evitar que os casos se transformem em surto da doença, o secretário determinou a intensificação o combate ao aedes aegypti, com a veiculação de campanhas publicitárias para envolver e sensibilizar a comunidade.
- Macaé é uma cidade que recebe gente de todo o país. Isso se torna um agravante quando se trata de dengue. Antes, o maior número de focos do mosquito eram encontrados nos bairros periféricos. Hoje, a situação mudou. Os focos estão espalhados pelo município, alerta o secretário.
Para combater a doença, a secretaria de Saúde conta com um exército de 80 agentes de endemia, um carro UBV (fumacê), uma máquina profog, dois equipamentos de aerosystem (pulverização domiciliar) e uma máquina pulverizadora de bueiros. Além disso, a população conta com o serviço do Disque Dengue (22) 2762-0175.
De acordo com a gerente da Divisão de Zoonoses, Cristina Pereira, neste período há grande solicitação da população pelos serviços do carro fumacê, sendo que o mesmo só pode ser utilizado em casos positivos de dengue. Mas segundo ela, este método não é a solução, pois o problema só será amenizado, além de trazer conseqüências prejudiciais ao meio ambiente.
- O controle da dengue se faz através do combate às larvas do mosquito. Isto só pode ser alcançado pela sensibilização da população que deve reduzir ao máximo os criadouros -, diz.
Cristina explica que a máquina profog faz o serviço de eliminação do mosquito na fase alada e quando utilizado abrange todo o bairro. Já o aerosystem tem como finalidade de pulverizar as casas, onde há caso confirmado de dengue e elimina o mosquito na fase alada. E a máquina pulverizado de bueiros mata as larvas.
Itinerário do UBV (fumacê)
Dia 22/05
· Nova Holanda
· Costa do Sol
· Imbetiba
· Parque Aeroporto
Dia 23/05
· Ajuda de Baixo
· Centro
· Visconde de Araújo
· Parque Aeroporto
Dia 24/05
· Praia dos Cavaleiros
· Cajueiros
· Parque Aeroporto
Dia 25/05
· Praia Campista
· Campo do Oeste
· Praia dos Cavaleiros
Dia 26/05
· Costa do Sol
· Malvinas