Foto: Ana Chaffin
Macaé será Polo Regional na aplicação do medicamento
A Secretaria de Saúde iniciou nesta sexta-feira (17) a aplicação do Palivizumabe. A medicação é aplicada em crianças prematuras, que nasceram com até 28 semanas e busca prevenir infecções respiratórias agudas.
De acordo com a pediatra neonatologista, Jalnéia Ferreira, a medicação é injetável e é aplicada nos meses de abril a agosto, quando a incidência de casos de doenças respiratórias é maior. Ela explica ainda que o Palivizumabe é um medicamento indicado para o tratamento preventivo contra infecções pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
- O atendimento será realizado na Casa da Vacina todas as sextas-feiras. Para receber a medicação, a criança deverá ter o encaminhamento feito por um médico, que poderá ser da rede pública ou particular de saúde. Todos esses pacientes são cadastrados pela Secretaria Estadual de Saúde - explicou.
A Gerente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, da Secretaria de Saúde, ressaltou que Macaé será um Polo Regional e o atendimento realizado na cidade vai melhorar a qualidade da assistência desses pacientes que moram no município.
Para Charles Arruda, que procurou a Casa da Vacina para levar o seu filho de um ano e seis meses, Benjamin Gonçalves, foi uma boa iniciativa a Prefeitura oferecer a medicação no município.
- Meu filho nasceu prematuro e a médica dele prescreveu a medicação. No ano passado, tive que levá-lo a Campos para tomar o remédio. Agora com esse atendimento em Macaé, fica muito melhor para o nosso conforto. Foi uma ótima ideia - elogiou.