A Prefeitura de Macaé já está com todo o esquema montado da secretaria de Saúde para as festividades carnavalescas. Várias equipes estarão de plantão em diversos pontos da sede do município e na região serrana. O quantitativo de profissionais foi determinado de acordo com o número de público estimado pela organização do evento.
O trabalho visa garantir uma festa alegre e com proteção para os foliões. As unidades da região serrana irão receber reforço em seus plantões, além de ambulâncias para ampliar e agilizar o atendimento de urgência e emergência à população durante os dias de folia.
O distrito do Sana, por ser o mais distante da sede do município, contará com uma ambulância UTI 24 horas com equipe composta de médico, técnico de enfermagem, maqueiro e motorista.
Na região serrana, as ambulâncias serão referenciadas para as unidades mais próximas do evento e os casos mais delicados serão encaminhados para o Hospital da Serra, localizado no distrito do Trapiche. Uma ambulância UTI também ficará de plantão 24 horas no hospital.
O reforço das unidades dará apoio aos prontos socorros e também haverá maior capacidade de atendimento e agilidade nos grandes hospitais como o Hospital Público Municipal (HPM) e o Hospital da Serra.
Samba - Os trabalhos das equipes de plantão terão início no sábado. A Secretaria de Saúde implantará duas unidades móveis na Cidade do Samba, na Linha Verde. Cada posto contará com oito leitos. Além da equipe no posto móvel, haverá reforço de cinco ambulâncias simples e UTIs.
Nos bairros com programação, os profissionais de saúde estarão de plantão em ambulâncias simples.
Os casos considerados como de urgência clínica serão referenciados para o Pronto Socorro Municipal, na Imbetiba e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra. Já os atendimentos de urgências traumáticas e cirúrgicas irão para o HPM.
A Central Municipal de Regulação de Ambulâncias receberá o reforço de mais veículos para dar suporte às unidades nos casos de remoção intra-hospitalar.