Secretaria de Saúde promove palestra sobre Alzheimer

13/09/2006 15:39:54 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Tem início nesta sexta-feira (15), às 18h, no auditório do Sindpetro, a Campanha de esclarecimento sobre o Alzheimer. O evento, uma realização da secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), através do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi), consta de palestras sobre a doença.

Segundo a gerente do Paisi, a geriatra Analucia Jardim, o objetivo da Semusa é fornecer informações às famílias de portadores de Alzheimer, cuidadores e a comunidade. Por meio de palestras e reuniões, explicando o que é a doença e como deve ser tratada.

As palestras serão proferidas pela neurologista, geriatra e coordenadora do Centro de Referência do Idoso da UFF, Vilma Duarte Câmara, e pelos coordenadores dos grupos de apoio da Associação Brasileira de Alzheimer – RJ (Abraz), Eliana Faria e Paulo Bernardo de Araújo.

Analucia lembra que o Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que afeta pessoas, geralmente, a partir de 65 anos. É a forma mais comum de demência na velhice. Acredita-se que existem 15 milhões de pessoas no mundo com a doença. Caracteriza-se pela perda da memória associada à deterioração das funções intelectuais, emocionais e cognitivas.

A geriatra acrescenta que o início da doença é discreto, com esquecimentos, confusão com datas, dificuldade para saber dia, mês, ano. É muito característica a dificuldade em memorizar fatos recentes. Evolui progressivamente com o aparecimento de dificuldade para realizar pequenas tarefas domésticas, como fazer compras, cozinhar, entre outros. A pessoa passa a ter dificuldade na fala e não consegue manter raciocínio lógico. Há diminuição na concentração e na atenção.