Foto: Ana Chaffin
A vacina está disponível nos Postos de Saúde de Família (PSF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município
Continua em Macaé, até quarta-feira (2), a Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1, popularmente conhecida como Gripe A. A vacina está disponível nos Postos de Saúde de Família (PSF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. De acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento foram imunizados mais de 180 mil pessoas, isso indica que até o final da campanha, Macaé atingirá o índice estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Por dia, cerca de 1,5 mil pessoas recebem a vacinação em todos os postos de saúde.
Nesta semana, o Ministério de Saúde divulgou uma nota ampliando a faixa etária infantil que poderá receber a vacina, assim, crianças com idade entre seis meses a quatro anos podem ser imunizadas. Além das crianças, as gestantes, adultos de 20 a 39 anos e idosos com mais de 60 anos portadores de doenças crônicas (diabetes, doenças respiratórias, cardíacas, entre outras) ainda podem receber a vacina.
Segundo a Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cláudia Campanati, a Campanha de Vacinação contra a Gripe A não será prorrogada, devido aos preparativos para a próxima Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que começa no dia 12 de junho (sábado), em todos os postos de saúde.
- Durante toda a semana, a equipe da Saúde Coletiva, composta por quatro profissionais, percorrem vários pontos da cidade como na Infraero e nas empresas multinacionais. Nesta sexta-feira (28), a nossa equipe já imunizou os servidores públicos das secretarias de Educação, Serviços Públicos, entre outras. Os profissionais dos Postos de Saúde também recebem solicitação para imunizar as pessoas acamadas o que é realizado por uma equipe -, completou Campanati.
Cláudia explica que alguns grupos já atingiram as metas tais como: o grupo de profissionais de saúde, que atingiu 176,62% e o de portadores de doenças crônicas e de crianças de seis meses a quatro anos, 175,46%. Já os grupos específicos como os jovens de 20 a 29 anos, com 82,2% e o de adultos de 30 a 39 anos, somente 69,9%. Esses dados são referentes até a última quarta-feira (26). As crianças de seis meses a quatro anos entram nas estatísticas do grupo dos portadores de doenças crônicas.
Confira os pontos de vacinação:
PSF AJUDA A – PLANALTO DA AJUDA
PSF AJUDA B - AJUDA DE BAIXO
PSF AJUDA C - AJUDA DE CIMA
PSF AREIA BRANCA
PSF AROEIRA
PSF ATERRADO DO IMBURO
PSF BARRA/ BRASÍLIA A
PSF BARRA/ BRASÍLIA B
PSF BOTAFOGO
PSF DA BICUDA GRANDE
PSF DA BICUDA PEQUENA
PSF CAJUEIROS
PSF CORRÉGO DO OURO
PSF ENGENHO DA PRAIA
PSF FRADE/ BOA ALEGRIA
PSF FRONTEIRA A
PSF FRONTEIRA B
PSF LAGOMAR A
PSF LAGOMAR B
PSF MALVINAS A
PSF MALVINAS B
PSF MALVINAS C
PSF MORRO DE SÃO JORGE
PSF NOVA ESPERANÇA
PSF NOVA HOLANDA A / ANEXO
PSF NOVA HOLANDA B
PSF PRAIA CAMPISTA
PSF DO SANA/ CABECEIRA DO SANA
PSF TRAPICHE
PSF VIRGEM SANTA
UBS MORRO DE SANTANA
UBS NOVO CAVALEIROS
UBS SÃO JOSE DO BARRETO
NUAMC AROEIRA
CENTRO DE SAÚDE DR. JORGE CALDAS
IRMANDADE DE SÃO JOÃO BATISTA DE MACAÉ
UNIDADE DE SAÚDE DR. IVAIR MARINHO (Emergência e ambulatório) (GLICERIO)
PRONTO SOCORRO DO PARQUE AEROPORTO