logo

Secretaria de Saúde realiza dia de integração com usuários

05/12/2014 16:41:00 - Jornalista: Assessoria/Secretaria de Saúde

Foto: Divulgação

As atividades foram realizadas na última terça-feira (2)

A unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Malvinas realizou atividade de confraternização para concluir mais um ano de atividade no grupo de fisioterapia. As atividades aconteceram na manhã de terça-feira (2), com encontro dos participantes na Praia de Cavaleiros, onde foi realizada atividade de alongamento, caminhada na orla, orientações e lanche.

O grupo tem atividades semanais, onde hipertensos, diabéticos e idosos, reunem-se para realizar atividades de fisioterapia e receber orientações de saúde. Tem por objetivo promover hábitos saudáveis e orientar sobre hipertensão, diabetes, alimentação saudável e qualidade de vida.

- São nos pequenos gestos e atitudes do nosso dia-a-dia que devemos proporcionar o mínimo de alegria a todos que nos cercam. Foi pensando assim que depois de mais um ano de muito trabalho e dedicação, reunimos o grupo de atividade física da fisioterapia da ESF - Malvinas A/C, numa maravilhosa caminhada pela orla dos Cavaleiros junto com um delicioso café da manhã. Que venha muito mais em 2015 -, disse a fisioterapeuta Milena Maia Monteiro.

A equipe da Malvinas A/C atende a nove mil pessoas, e existe desde 1998. Atualmente a Unidade funciona num imóvel alugado, porém uma nova unidade está sendo construída e deve ser entregue em 2015, com instalações próprias para dar mais conforto e qualidade ao atendimento dos usuários.

A equipe possui 15 agentes comunitários, quatro técnicas de enfermagem, dois enfermeiros, uma fisioterapeuta e dois médicos que atuam de segunda a sexta-feira. Conta também com a assistência da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

Atualmente Macaé possui 26 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), três do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e três Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), que atuam em 33 unidades básicas, com cobertura de 40% da população, sendo 100% da região serrana.

São mais de 25 mil famílias atendidas, com cerca de 90 mil habitantes cadastrados. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também dá apoio à equipe do ESF com atendimento multidisciplinar com psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e fisioterapia, compartilhando e apoiando as práticas em saúde.

A meta da gestão é de ampliar a cobertura populacional da ESF,que é uma prioridade do governo municipal para a qualificação e melhoria do acesso da população à rede municipal de saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a atenção básica é a porta de entrada do sistema, sendo capaz de resolver até 85% dos problemas de saúde da população. A atenção básica possibilita resolver grande parte dos problemas de saúde, evitando a busca pelas emergências dos hospitais. E é com esse objetivo que a Secretaria de saúde agora possui uma gerência de Atenção Básica para dar conta de todas as ESF, o NASF, as UBS, o consultório na/de rua.

- Vejo com muito entusiasmo a gestão municipal dando ênfase à Atenção Básica no município de Macaé. Um trabalho organizado, hierarquizado e com acesso permite oferecer serviço de saúde com qualidade, com ênfase na prevenção de doenças e promoção de saúde, e que diminui consideravelmente o fluxo nos hospitais. No Brasil, o Ministério da Saúde orienta que os municípios se organizem e priorizem o atendimento primário e é isso que a Secretaria de Saúde tem feito através da Gerência de Atenção Básica, criada recentemente na nova gestão da Saúde em Macaé -, afirmou Miriam Benjamin, gerente de Atenção Básica.


Fotos Relacionadas