A Secretaria Adjunta de Serviços Públicos divulgou o balanço das atividades executadas em 2021, que são solicitadas por ofícios (Câmara Municipal), Associação de Moradores, Portal da Ouvidora, Aplicativo Fiscaliza Macaé, e-mail, telefone ou ainda de forma presencial, na sede da Secretaria, no espaço conhecido como ‘barracão da Prefeitura, no bairro Miramar.
No ano passado, foram 16.537 serviços concluídos. Dentre os mais frequentes estão: limpeza e reparos na rede de esgotamento sanitário, retirada de entulhos, capina, reparos diversos em praças e logradouros públicos, poda de árvores, limpeza de fossas, bueiros e galerias de águas pluviais, operação tapa-buracos e reposição de tampos de bueiros e grades de ralo, entre outros.
Para o secretário da pasta, Rodrigo Silva, prezando pelo princípio da transparência e buscando atualizar a população acerca das atividades da pasta em todo o Município, as equipes têm, com agilidade, dado uma resposta positiva à população, oferecendo um serviço de qualidade. “Nosso grupo é preparado, conhece os problemas da cidade e com prontidão executa os serviços. Temos muito orgulho dos nossos funcionários que têm trabalhado para atender aos macaenses”, elogia.
Atendendo à população de Macaé diariamente, contando sábados, domingos e feriados, as ações são consideradas serviços essenciais e estão diretamente ligadas à melhor qualidade de vida da população.
É importante ressaltar que os serviços já programados e executados diariamente em todos os bairros, como a varrição manual e mecânica, recolhimento de entulhos, limpeza das praias e demais áreas públicas não fazem parte deste quantitativo, uma vez que são periódicos.
A Adjunta de Serviços Públicos também é responsável pela coleta de lixo domiciliar e hospitalar. Na coleta domiciliar foram recolhidos ao longo de 2021 uma média de 55.580 toneladas de resíduos, o que corresponde, no mesmo período à 252,74 kg/habitante, com média mensal de 21kg, por indivíduo.