Mesmo ainda em tempos de pandemia, e seguindo o Decreto Municipal 049/2022, que determina medidas restritivas em áreas públicas e privadas durante o período de Carnaval, o lixo dispensado pela população e o comércio tende a aumentar, além das ações emergenciais diárias na iluminação pública, reposições de tampos e grades de bueiros, reparos e manutenções nas redes de esgoto e águas pluviais.
Assim, a Secretaria Adjunta de Serviços Públicos mantém no feriado um plantão de emergência para atender à demanda, com caminhão de coleta extra, dois carros cegonha (iluminação pública) e equipes de manutenções e varrição.
O secretário Rodrigo Silva destaca que as equipes atendem em todos os pontos da cidade, principalmente naqueles denominados áreas de aglomeração, como bairros mais frequentados neste período, de praias e bares: “Seguimos trabalhando na limpeza e conservação da cidade normalmente e estamos também preparados para dar suporte emergencial para possíveis eventualidades”, ressalta.
A coleta de lixo tem dia e horário certos. E como o serviço é considerado essencial, segue sendo executado dia e noite, 24 horas por dia, de segunda a domingo. São 30 veículos, com uma média de 200 funcionários, que recolhem diariamente 400 toneladas de lixo residencial e comercial.
O cronograma montado para o feriado contribui para que a cidade permaneça limpa durante todo o feriado, proporcionando assim uma boa qualidade de vida aos residentes e visitantes durante o Carnaval.