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Documento está sendo entregue em no máximo 20 dias. Saiba aqui como emitir a carteira de identidade
Em apenas um mês, 441 carteiras de identidade foram entregues, pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Trabalho e Renda. O número comprovar a agilidade e o comprometimento do órgão, no novo posto do Departamento de Trânsito (Detran), que funciona na sede da Secretaria. A expectativa é de que até o final do ano, o órgão receba a solicitação de quatro mil documentos. A procura maior é pela primeira via, principalmente por menores de 25 anos.
- O resultado positivo deste primeiro mês impulsiona a busca de futuras parcerias de serviços que beneficiem a população, comentou o secretário Marcos Crespo.
A supervisora do Posto, Anne Córdova, acredita que o número de solicitações da identidade foi grande devido ao período de férias.
- Estamos superando as expectativas de poder fazer a entrega dos documentos entre 15 a 20 dias, desafogando assim o posto do Detran já existente na cidade, explicou.
Para emitir a carteira de identidade, no caso de solteiros, é preciso trazer original e cópia autenticada da certidão de nascimento. Casados ou divorciados devem trazer a original e cópia autenticada da certidão de casamento. Para brasileiros naturalizados é preciso trazer original e cópia autenticada da naturalização.
No caso de segunda via, é preciso efetuar o pagamento, no valor de R$26.59, da taxa DUDA no Banco Itaú. A emissão do boleto também é feita na Secretaria. Quem perdeu ou teve sua identidade roubada precisa trazer o boletim de ocorrência para ter gratuidade na emissão da segunda via. A Fundação Leão XIII, que fica na Avenida Governador Roberto Silveira, 494 Centro, também oferece a isenção.
Para a segunda via, para quem já teve identidade emitida pelo Detran e não houve alterações, não precisa levar outros documentos. Quem deseja incluir PIS ou CPF, também precisa trazer original e cópia autenticada. A foto 3x4 é opcional, já que o serviço também é oferecido no posto da Secretaria.