A Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre), através da Incubadora de Cooperativas, realiza nesta terça-feira (05), desfile de modas, a partir das 10h, na sede da Incubadora. O evento tem por finalidade expor as confecções feitas pelas alunas do curso de corte e costura industrial direcionado a cooperados e pessoas da comunidade.
Com o tema “Espetáculo do vazio – desejo”, a instrutora de moda, estilista e professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac, Sônia Cerqueira, pretende mostrar que o curso não foi ministrado apenas para as alunas aprenderem a cortar tecidos e sim descobrir o poder que o trabalho exerce por intermédio da moda.
A gerente da Incubadora de Cooperativas, Aline Azeredo Barbosa, informa que o curso teve aulas de costura, mas também foram feitos esclarecimentos sobre economia popular solidária e cooperativismo.
- Nossa preocupação, além do aperfeiçoamento profissional, foi mostrar as vantagens do trabalho coletivo. Muitas treinandas trabalham em casa e, a participação num empreendimento solidário auxilia na melhoria da renda. Para as cooperadas o curso trouxe aprimoramento e mais qualidade nos serviços – explica, acrescentando que a preocupação foi passar as aulas teóricas, não deixando de dar ênfase ao lado humano, trabalhando todo o potencial de cada costureira. “O desfile mostrará o potencial das alunas”, destaca Aline.
O secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, faz questão de registrar que trabalhar como cooperativado é envolver-se em todas as etapas.
- Participar de uma cooperativa é ter envolvimento nos diversos setores de gestão onde todos são donos. A Incubadora de Cooperativa promove o fortalecimento esclarecendo sobre a formação de cooperativas, ações de motivação de sensibilização para o trabalho em grupo, de qualificação, entre outras ações. Este evento capacita cooperadas e comunidade para a melhoria dos trabalhos executados, promovendo inclusão social e geração de renda - explica Bogado.
Já a presidente da CoopCom, Ana Rosa Simões, lembra que a união propiciou às artesãs cooperadas uma alternativa de geração de renda, a partir da produção própria. Ela diz ainda que para contratar os serviços da CoopCom os interessados devem ligar para 2763-2424 ou 2763-2421. As informações também podem ser obtidas no e-mail coopcomincubadora@hotmail.com.