logo

Secretaria de Turismo apresenta projetos em reunião

22/11/2007 17:34:19 - Jornalista: Thales Coutinho

O secretário executivo de Turismo, Marco Maia, apresentou as novas idéias da pasta de governo na tarde desta quinta-feira (22), durante encontro com jornalistas da secretaria de Comunicação Social. Maia confirmou o Fest Verão, entre os dias 25 e 27 de janeiro, na Linha Verde. Além disso, festas de fim de ano e calendário de ações do turismo para o próximo ano são animadoras para os macaenses.

A programação para o Fest Verão já está sendo elaborada pela secretaria. O secretário Marco Maia adiantou que após o réveillon, os shows acontecerão na orla dos Cavaleiros, nas sextas, sábados e domingos, a partir das 19h. Valorizando os músicos locais, todos os principais shows serão precedidos de bandas macaenses. Nas segundas-feiras o palco receberá shows gospel. A programação deverá ser encerrada entre 21h30 e 22h, respeitando assim a Lei de Silêncio.

– Além dos shows, teremos a Arena Esportiva montada próximo ao Comfort Suítes e a Tenda Cultural na praia do Pecado, onde um telão exibirá filmes. Até o dia 21 de janeiro todos os shows acontecerão na orla. Apenas a última semana, nos dias 25, 26 e 27 os shows serão na Linha Verde, local que receberá o carnaval macaense – disse Marco Maia.

Os artistas que subirão ao palco no Fest Verão ainda não foram divulgados. Porém, Marco Maia adiantou que pretende promover shows que agradem a todas as idades. O secretário confirmou a presença da banda Chiclete com Banana, em Macaé.

Outro projeto da secretaria Executiva de Turismo divulgado no encontro com os jornalistas, é a criação da “Semana do Chorinho”. O evento, que atrairia amantes do estilo musical e seria uma justa homenagem ao macaense Benedito Lacerda, músico conhecido internacionalmente e parceiro de composições de Pixinguinha.

A pasta de governo espera também promover o “Duelo de Chefs” estimulando o turismo e gastronomia da região. Pensando em agradar todos os públicos, a secretaria planeja também realizar o “DJ Car Festival” e o “Salão do Carro”, para os amantes do automobilismo.

Preocupação antiga dos macaenses, o Arquipélago de Sant’Anna tem um olhar especial da secretaria Executiva de Turismo. Área de preservação ambiental e pertencente à Marinha do Brasil, o secretário Marco Maia já mantém conversas para ser gestores da Ilha tornando o local em grande atrativo turístico da região.

A região serrana também é foco de atenção da pasta de governo. Segundo Marco Maia, mais de 70% dos habitantes de Macaé nunca foram às serras macaenses. Para isso, o secretário estuda uma ação juntamente com a rede hoteleira para que os hóspedes visitem o Sana, Glicério e outras localidades. O turismo de aventura já estabelecido seria um atrativo a mais para os visitantes.

Mais uma iniciativa que a secretaria espera implementar em 2008, é promover o “Mercado das Pulgas”. Criado na França e realizado em inúmeros lugares do mundo, trata-se de um grande bazar, onde diversos vendedores se reúnem para comercializar bens antigos, usados e outras mercadorias, inclusive de fabricação artesanal.

– São muitos projetos que a secretaria Executiva de Turismo está estudando. Macaé tem um enorme potencial e precisa ampliar seu turismo. Esperamos que para o próximo ano essas idéias entrem em prática e sabemos do empenho da prefeitura para realização destes projetos – afirmou Marco Maia.