As chuvas que caem no município desde a noite de terça-feira (15), não vêm causando maiores transtornos na região serrana. “As sedes dos distritos e localidades estão sob o monitoramento da secretaria do Interior, com funcionários e máquinas prontos a atender qualquer solicitação das comunidades. Os maiores problemas são nas estradas, que precisam de manutenção constante, para garantir o acesso aos moradores”, informa o secretário de Interior, Carlos Eduardo Jardim.
O secretário diz que a secretaria, de forma rotineira, mantém total monitoramento de todas as estradas vicinais, atendendo os problemas emergenciais que são uma constante na região, devido a sua topografia acidentada, exigindo maiores esforços da Patrulha Mecanizada e dos trabalhadores braçais, que não medem esforços para trabalhar em prol da população.
- Enfrentamos um período chuvoso há praticamente noventa dias, o que torna um pouco mais difícil a manutenção periódica das estradas vicinais. Mesmo assim, com todos esses fatores naturais, os quais respeitamos, visando a segurança dos trabalhadores, pois são eles que dirigem as máquinas e também trabalham nas estradas, continuamos fazendo o nosso trabalho na manutenção das estradas vicinais, já que essa é uma das preocupações do prefeito Riverton Mussi: a acessibilidade a todos que freqüentam a região serrana e aos que têm a região como fonte de subsistência, como os produtores rurais – fala Eduardo Jardim.
O secretário diz ainda que é de responsabilidade da secretaria do Interior o monitoramento e atendimento das localidades desde o Aterrado do Imburo ao Sana. Destaca que a área de atuação da secretaria faz divisa com quatro municípios: Conceição de Macabu, Carapebus, Casimiro de Abreu e Nova Friburgo. “É uma grande área sob a responsabilidade da secretaria, que além de trabalhar para manter a região bem atendida, com acessibilidade a todos, tem também a preocupação de não agredir o meio ambiente, mantendo a beleza do interior macaense”, afirma Dudu Jardim.
O secretário esclarece que a secretaria do Interior faz a manutenção constante nas estradas serranas, seguindo sempre uma programação, um cronograma de trabalho. As estradas sob a responsabilidade da secretaria são as do Aterrado do Imburo, Santa Tereza, Macaé/Cantagalo, dos Coqueiros em Córrego do Ouro, Frade/Cabeceira, Serro Frio, Serra Escura, Ciriaca/Estrela, Duas Barras, Lajes de Macaé, Cachoeiros de Macaé (Bicuda Pequena, Bicuda Grande, Areia Branca), as do Sana, entre outras. Além de limpeza nas laterais e no leito, a secretaria compactua o solo, coloca solo brita, realiza limpeza dos bueiros, substituição de manilhas, entre outras melhorias. É também de responsabilidade da secretaria do Interior a limpeza da área urbana dos distritos e limpeza e manutenção de praças da região serrana.
Dudu Jardim acrescenta que na segunda-feira (14), iniciou a recomposição do leito da estrada que liga o Trapiche a Serra da Cruz, com colocação de 300 toneladas de solo brita. Também foi levado ao local material para recuperar o manilhamento. “Iniciamos o trabalho na segunda-feira cedo e no final da tarde, por força da natureza, devido às fortes chuvas, a secretaria não pode concluir o trabalho. A frente de trabalho teve que ser interrompida, aguardando a melhora do tempo para atender àquela população”, diz o secretário, destacando que a Serra da Cruz merece todo o respeito da administração do prefeito Riverton Mussi.
- É uma das grandes regiões produtoras do município e na gestão de Riverton foram construídos quatro pontilhões nesta estrada, com estrutura de aço, substituindo as antigas pontes de madeira, que dificultavam o escoamento da produção da localidade. O objetivo sempre foi o conforto e a segurança da população residente na região, onde há produtores de banana, aipim, entre outros produtos, além de criadores de gado de corte e de leite. Tão logo o tempo melhore, voltaremos a atuar nessa estrada importante para o desenvolvimento do município”, observa o secretário.
Para o atendimento a todos que precisam, Dudu jardim disponibiliza o telefone da secretaria, que tem sede em Macaé, na Barra, e também no Trapiche, na praça principal da localidade serrana. Telefones: 2791.6143 e 2791.2725 (Macaé), 2793.3371 (Trapiche).