logo

Secretaria do Interior recupera estradas vicinais do Imburo

08/05/2008 09:49:02 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé e a secretaria Executiva do Interior estão recuperando as estradas da região do Imburo e Aterrado do Imburo, desgastadas pelas chuvas que caíram no município desde o início deste ano. São mais de 180 quilômetros de estrada nessa região, situada no interior macaense, e que têm importante papel no escoamento da produção agrícola e leiteira do município.

Segundo o secretário executivo de Interior, Carlos Eduardo Jardim, a secretaria realiza constante manutenção nessas estradas vicinais, mas o trabalho está sendo intensificado porque as chuvas danificam muito essas estradas, trazendo prejuízos para os produtores rurais, além de dificultar o acesso aos moradores e visitantes.

Na região do Imburo e Aterrado, desde 24 de abril, quando as chuvas diminuíram, homens e máquinas da secretaria estão realizando um intenso trabalho de recuperação. Estão em ação no Imburo, além dos servidores, as máquinas Patrol, retroescavadeiras, tratores e dois caminhões basculantes. Após a compactação do leito das estradas, com aterro em muitos locais de difícil acesso, a secretaria está colocando solo brita.

- Nessa região há muitas nascentes e, quando chove, a água sempre toma o leito das estradas. Como exemplo, a Estrada da Talavieira, que alaga muito quando chove, porque se localiza em área cercada por brejais. As chuvas deixaram o leito dessa estrada intransitável. Quando isso acontece, resta aos produtores buscar outras vias alternativas, mas isso aumenta o custo de combustível, desgastes nos veículos e perda de tempo – informa, Carlos Eduardo Jardim (Dudu).

Outra estrada da região em estado muito precário, depois das fortes chuvas, é a Estrada da Fazenda Santa Bárbara, no Imburo, com cerca de 10 quilômetros de extensão. Nesta via estão em ação máquinas e funcionários da secretaria do Interior. Já foram colocados em alguns trechos intransitáveis caminhões de pedra, aterro, preparando o leito para ser compactado e receber solo brita.

O administrador regional do Imburo, Ailton Xavier da Costa, destaca o bom atendimento da prefeitura e da secretaria do Interior à região. “No ano passado, as estradas estavam um brinco, bem cuidadas. Este ano, com as chuvas muito fortes, os problemas são muitos. O Imburo é muito grande e aqui há quilômetros e quilômetros de estradas de chão, que têm importante papel na economia do município, porque permitem o escoamento da produção. A região possui muitas propriedades produtivas e os produtores estão satisfeitos com o cuidado com essas estradas”, disse Ailton.

O secretário de Interior destaca que a manutenção das estradas vicinais é diária, feita por máquinas e trabalhadores, utilizando ferramentas, como pás, enxadas, para manter o acesso aos produtores rurais, aos visitantes e moradores. Ele disse que após a conclusão da recuperação das estradas do Imburo e Aterrado, com previsão para o dia 10 de maio, se o tempo permanecer bom, será iniciada a recuperação da Estrada de Santa Maria, que liga Macaé à divisa com Conceição de Macabu, a Estrada da Bertioga e a Estrada do Areal/Sapucaia.

- É um trabalho que não pode parar, porque essas estradas vicinais ajudam a movimentar a economia do município - disse Eduardo Jardim, ressaltando o interesse do prefeito Riverton Mussi nessas ações, para que os produtores rurais tenham as condições necessárias para escoar suas produções agropecuárias.