logo

Secretaria intensifica manutenção do sistema de telecomunicações

04/05/2006 16:04:55 - Jornalista: Janira Braga

O secretário de Comunicação, Romulo Campos, intensificou nesta quinta-feira (4) o serviço de inspeção e manutenção das estações de transmissão dos canais de tevê nos distritos da região serrana. A TV Record, que apresentava o estágio de potência com defeito, foi consertada em Glicério e os moradores voltaram na manhã de quinta a acompanhar a grade da emissora.

De acordo com o secretário, foram identificados os locais da Serra onde os sinais de tevê ainda não são atendidos para que a Secom trabalhe na busca pela instalação dos quatro sinais da tevê aberta. As localidades de Bicuda, Trapiche, Crubixais e o Sana (que no momento só recebe sinal da Rede Globo) se enquadram neste problema. “Vamos fazer um grande esforço para atingirmos nossa meta de colocar os quatro sinais até a Copa do Mundo”, explicou.

O secretário informou que será feita uma consulta à Band Rio para que a prefeitura saiba se a emissora pretende integrar o sistema de satélite digital. “Caso a Band queira fazer a integração, será feita a mudança técnica”, detalhou o técnico em eletrônica, Luiz Amado, que acompanhou o secretário na inspeção. Segundo Amado, os moradores da Serra reclamam que hoje, o sinal da Band que pega na região serrana é a TV Band São Paulo, com transmissão voltada para o estado paulista.

Outra novidade importante para a Serra informada por Romulo Campos é a instalação da internet para os distritos, que a secretaria de Comunicação fará em parceria com a secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec). “Estamos fazendo o detalhamento técnico que vai permitir a implantação da internet na região serrana”, afirmou.

A Sectec trabalha no projeto de levar a Escola de Informática para a Serra e a Secom está assessorando com a base de transmissão do sinal de tevê, que poderá também ser usado para internet e telefonia. “Existe um esforço grande para trabalharmos na revisão da manutenção preventiva da região serrana para a melhoria do sinal e a implantação dos sinais em Bicuda, Trapiche e Crubixais”, comentou o secretário.

A vocação turística e a expansão demográfica da região serrana foram pontos abordados por Romulo que fortalecem a necessidade da melhoria da qualidade do sinal nos distritos. “Queremos atender bem aos moradores e aos turistas”, acentuou.