Foto: Divulgação
Atenção básica terá reforço de agentes comunitários
A Secretaria Municipal de Saúde convocou, no dia 13 de junho, mais 66 agentes comunitários aprovados no último concurso público ESF/2012. Os novos profissionais passarão por um processo de qualificação para reforçar a atenção básica do município, uma determinação do Ministério da Saúde (Portaria 2.527/2006) e tem caráter obrigatório e eliminatório previsto no Edital do Concurso. O objetivo é qualificar para o trabalho com o foco do conteúdo programático voltado para a atuação do agente no território e as ferramentas necessárias para um bom atendimento à população cadastrada.
O Curso Introdutório terá início, na segunda-feira (13), com duração de duas semanas, totalizando 80 horas/aula. As aulas serão realizadas na sala 301 do bloco 01, na Cidade Universitária, através da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Para a abertura do curso foram convidados o secretário municipal de Saúde, Pedro Reis Pereira, e a gerente de Atenção Básica, Naly Soares de Almeida.
O curso é organizado em forma de palestras e oficinas, utilizando o método da problematização, e será ministrado por técnicos da Gerência de Atenção Básica, docentes convidados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Campus Macaé), técnicos da rede básica de saúde, sob a orientação da coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Cristina Cadinelli.
Atualmente, Macaé conta com 31 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e mais de 230 agentes comunitários de saúde. A última qualificação para os profissionais foi realizada pela Gerência de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, dia 31 de março, em parceria com a Fundação Educacional de Macaé.