Secretarias mobilizadas no combate à Dengue

14/11/2006 14:51:35 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A secretaria de Saúde de Macaé, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza no próximo sábado (18), o Dia D de Combate à Dengue. Com o slogan “Não esqueça: a dengue se combate todo dia”, a campanha pretende estimular a população a promover ações diárias para evitar a formação de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.

Segundo dados do CCZ, entre janeiro e setembro deste ano foram registradas 306 notificações e 177 confirmações, sendo que o pico ocorreu nos meses de maio e junho. A gerente técnica do CCZ, a veterinária Maria Cristina Pereira, ressalta que este foi um ano atípico, pois normalmente há maior incidência da doença no verão.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, lembra que devido ao trabalho que vem sendo realizado sem interrupção, a proliferação do inseto está controlada, mas todos devem se manter vigilantes. As ações da Semusa também contam com o apoio das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

A semana de combate a dengue começa no próximo dia 18, quando os agentes de endemias e a equipe de Educação em Saúde estarão nos terminais, calçadão e na Praça Veríssimo de Mello, orientando a população sobre a importância da colaboração de todos no combate ao aedes aegypti, através da eliminação dos criadouros.

No sábado, os agentes também farão visitas domiciliares e vão orientar a população. Já, a partir do dia 21, a Semusa contará com a parceria da secretaria de Educação, quando iniciarão um trabalho nas escolas da rede municipal, com palestras e amostra das várias fases do mosquito e, a partir daí, os professores desenvolverão diversas atividades pedagógicas sobre o assunto.

- O objetivo da parceria com a Educação é fazer com que as crianças se tornem fiscalizadores no combate ao mosquito, eliminando os focos existentes em suas casas – garante o secretário de Saúde.

Cuidados - Para evitar que o mosquito aedes aegypti se reproduza em sua casa é preciso tomar alguns cuidados:

Troque a água das plantas por terra
Tampe corretamente a caixa d’água, cisterna, tambores e poços
Lavem bem os pratos de vasos de plantas e xaxins
Mantenha sempre o lixo fechado
Esvazie as garrafas e guarde de boca para baixo
Não deixe pneus, copinhos e outros recipientes nos quintais