Fórum Permanente de Educação ressalta importância de parcerias para o desenvolvimento das ações
No segundo dia do Fórum Permanente Municipal da Educação, nesta quinta-feira (25), o secretário de Educação, Guto Garcia, apresentou à platéia formada por docentes, gestores e técnicos que lotou o auditório Professor Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, os principais avanços da Secretaria e as mudanças já implementadas durante este último mês por sua administração. Nessa segunda Plenária Ampliada do Fórum, o secretário também anunciou a II Conferência Municipal de Educação para o próximo ano.
Guto Garcia ressaltou a importância do Fórum, que teve início na quarta-feira (24).
- Com essa iniciativa, tornamos a educação do município mais democrática, os profissionais podem opinar e debater as diversas proposições. A I Conferência Municipal de Educação foi em 2009 e faremos a segunda no ano que vem, ressaltou o secretário, que apontou como prioridades da atual administração a erradicação do analfabetismo no município e a elaboração dos Planos de Metas e de Cargos e Salários para a valorização do professor.
Durante o encontro, ele também informou sobre a construção de duas novas escolas, uma no Lagomar e outra na Bicuda, região serrana do Município. Mais três unidades já estão sendo licitadas. A que será construída na Linha Verde será uma escola padrão de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, com vinte salas de aulas. Outra será construída no Parque da Cidade, no bairro Praia Campista, e a terceira no Lagomar. Além das escolas, três creches estão sendo licitadas.
O secretário salientou ainda a manutenção das unidades da rede. Ele informou que a terceira e quarta cotas do repasse de verbas às escolas deverão ser destinadas à pintura dos prédios. Algumas unidades já começaram a receber novas carteiras e uma empresa já foi contratada para reformas. A Secretaria conta agora também com uma equipe para realização de pequenos reparos com duas Kombis para as rondas diárias.
Guto Garcia destacou ainda a colaboração entre os órgãos municipais, como o Fundo Municipal da Educação e as secretarias de Obras e de Ordem Pública para atender às demandas das escolas. “Minha proposta é uma gestão compartilhada. Vamos fiscalizar e cobrar”, disse.
A melhoria no transporte escolar e no abastecimento de água também foi anunciada. Todos os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental receberão carteira do Sistema Integrado de Transporte (SIT). Já a melhoria do abastecimento com carros pipa será possível com a utilização de mais uma fonte de fornecimento de água.
Entre os projetos para o próximo ano está o lançamento de um edital aberto aos gestores escolares. As 50 melhores propostas serão contempladas mensalmente, durante um ano, com bolsa de R$ 8 mil. Os projetos podem abranger a infraestrutura da escola ou área pedagógica. Essa verba já está incluída no orçamento do ano que vem.
O secretário apresentou a nova estrutura da Secretaria, mais descentralizada, com as novas Coordenações de Obras; de Transporte e Água e de Informática, além da Ouvidoria, o canal entre a população e as escolas com a Secretaria de Educação.
Outro assunto abordado foi a unificação da gestão da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e a da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), para maior integração entre essas instituições. Os três cursos de graduação já existentes serão mantidos e mais dois novos serão criados na FeMASS, a partir de 2012, voltados para a formação de profissionais que atendam a rede municipal de ensino.
Depois da participação do secretário, a assembléia se dividiu nas salas 203 e 212 pra discutirem estratégias para o cumprimento das metas: ‘Toda criança plenamente alfabetizada até os oito anos de idade’ e ‘Todo aluno com aprendizado adequado à sua série’. As proposições dos dois dias de debate foram votadas em Plenária até as 17h.
“Foi extremamente satisfatória a participação”, considerou a coordenadora geral Pedagógica da secretaria de Educação, Júlia Abreu. Onze reuniões da comissão permanente do Fórum, que tem caráter propositivo, foram realizadas neste ano. Estiveram presentes ao encontro: as subsecretárias Pedagógica, Gelda Tavares; de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco; de Cultura, Saúde, Meio Ambiente e Esporte, Conceição de Maria Rosa, e, representando os demais integrantes da Comissão Permanente do Fórum, o membro da OAB/Macaé, Wallace de Abreu.
Acesse o video com depoimento de secretário de educação, Guto Garcia, no caminho: http://www.macae.rj.gov.br/videos.php?page=ver&idCategoria=8&idVideo=43