logo

Secretário participa de Audiência Pública na Câmara de Vereadores

27/04/2011 15:47:46 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Luíz Ernesto Filho

Reunião debateu temas da Secretaria de Educação, como o Plano de Cargos e Salários dos professores do município

O secretário de Educação, Guto Garcia, participou da Audiência Pública sobre a pasta, na Câmara de Vereadores de Macaé, nesta terça-feira (26). O objetivo foi debater as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação (Semed), através dos projetos e programas, além de esclarecer questões ligadas ao futuro da rede municipal de ensino. A audiência foi solicitada pelo presidente da Comissão de Educação da Câmara, o vereador Danilo Funke, e presidida pelo presidente da Casa, Paulo Antunes.

Participaram da audiência subsecretários, demais vereadores e representantes do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe).
Entre os pontos esclarecidos por Guto, estavam questões como o salário dos professores, a estrutura das escolas e a construção de novas unidades, e as eleições para diretores das escolas. Também foram levantados temas como a realização de concurso público e a convocação de professores aprovados em concursos anteriores, a concessão de vale transporte intermunicipal para os professores e a melhora do Índice de desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Dentre os assuntos em pauta, o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento (PCCV) mereceu atenção especial do secretário Guto Garcia, que pode esclarecer as dúvidas levantadas durante a audiência. É o PCCV a base para calcular os salários de acordo com a progressão por tempo de trabalho e também receberá um acréscimo pelo aprimoramento de sua formação.

- O Plano de Cargos e Salários de Macaé teve como base um plano indicado pelo Sepe e essa versão mártir está sendo objeto de discussão. No mês de junho vamos discutir com cada escola para formatar um documento que será discutido com a Comissão, explicou.

Guto aproveitou para esclarecer que a bonificação que está sendo proposta aos educadores por seu desempenho está desvinculada do PCCV: “O Plano de Cargos e Salários não tem relação com meritocracia. A bonificação extra será definida por metas de trabalho alcançadas no ano. Além disso, já está sendo feita uma pesquisa com todos os professores do município, que vão indicar se eles aprovam ou não o Plano de Metas”, disse o secretário.

O vereador Danilo Funke, que solicitou a audiência, se disse satisfeito pelo resultado da Audiência Pública.

- Fico satisfeito por participar desta discussão e estamos dispostos a colaborar em todas as metas que a educação deseja alcançar. A audiência foi muito satisfatória, afirmou o vereador.

O dirigente do SEPE, Alexandre Elias, elogiou a disponibilidade do secretário em estar presente na audiência pública, ouvindo as reivindicações da classe. “O secretário Guto tem sido sensível aos nossos pedidos e reivindicações”.

O presidente da Câmara Paulo Antunes também elogiou o debate. “É muito importante ouvir as reivindicações dos professores e por isso foi feito o convite ao secretário Guto, afinal são eles que fazem a educação deste país”, pontuou.
O secretário concordou e disse que o objetivo é exatamente valorizar estes profissionais, além de proporcionar todas as condições de trabalho a eles para que a qualidade da educação em Macaé seja cada vez melhor:
- A missão da educação é moldar o futuro da nação. E a função da secretaria é valorizar os professores. E vamos brigar por isso. Nosso objetivo é que o professor tenha as melhores condições de trabalho possíveis – finalizou o secretário Guto Garcia.