logo

Secretários articulam ações na área ambiental

04/04/2007 15:43:13 - Jornalista: Simone Noronha

O Ministério das Cidades está analisando pedido de liberação de verbas para a dragagem do Rio Macaé, maior manancial do município. A solicitação foi reforçada esta semana pelos secretários de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, e de Obras, Tadeu Campos, em reunião com a presidente da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), Marilene de Oliveira Ramos Múrias dos Santos.

- Já temos o projeto pronto, mas dependemos dos recursos do Governo Federal para iniciar a dragagem, que vai ajudar a desassorear o Rio Macaé. A ação vai evitar estragos causados pela cheia do rio na época das chuvas, disse o secretário. De acordo com ele, a dragagem poderá ser feita em parceria com do Governo Federal com o estado e o município.

No encontro, os secretários aproveitaram para tratar de outros assuntos pendentes na área ambiental, como o realinhamento da orla da Lagoa de Imboassica, que, em época de cheias, fica bem próxima à Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). Outro assunto da reunião foi a descentralização do setor ambiental do estado. “Conseguimos firmar compromisso para que Macaé seja uma das sedes da futura Agência Estadual. A sede deve funcionar junto ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), que já ocupa um imóvel cedido pela prefeitura”, disse Fernando Marcelo.