Secretários de Educação de nove municípios da região se reuniram nesta quarta-feira (20) em Macaé para discutir os temas que serão levados ao 52º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Estado, que acontece de três a cinco de março em São João da Barra. No encontro de Macaé, participaram da região Litorânea da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RJ).
A secretária executiva de Apoio Técnico da Secretaria de Educação de Macaé, Gelda Maria Rodrigues, ressaltou a importância do encontro como oportunidade para a troca de experiências entre os municípios. Um dos resultados desta integração é o apoio que a prefeitura de Macaé está oferecendo aos municípios que estão começando a implantar o sistema de horário integral nas escolas.
- No ano passado, já começamos a implantar o horário integral em 41 escolas, e neste semestre, o sistema será levado a mais 14 unidades. Estamos à disposição para repassar a nossa experiência, disse Gelda, que representou a secretária Especial de Educação, Milmar Pinheiro, durante o encontro. Também participaram do encontro as secretárias executivas de Apoio Logístico, Derli Santichi Pinheiro, e da Área Pedagógica, Márcia Branco.
A secretária de Educação de Quisssamã e presidente da regional Litorânea da Undime-RJ, Isabel Cristina Pessanha, disse que o seu município está começando a implantar o sistema em março, quando começa a funcionar a primeira escola em horário integral. “Com certeza a experiência de Macaé pode nos ajudar bastante. Nos interessa muito esta troca de experiências”, comentou.
Fórum Estadual
De acordo com a presidente da regional Litorânea, Isabel Cristina Pessanha, um dos pontos que serão levados ao Fórum Estadual será o repasse de verbas de impostos estaduais para o Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb), que não foi feita no ano passado. “A situação já está sendo regularizada, mas temos que cobrar para que problemas como este não ocorram novamente. Esta verba fez falta para muitos municípios”, disse Maria Isabel.
Outro assunto discutido na reunião foi a inclusão digital das escolas. Ficou acertado que, durante o Fórum, os municípios vão cobrar da Secretaria de Ensino à Distância maior agilidade no apoio à informatização das escolas do interior e na implantação de Internet banda larga nas localidades que ainda têm acesso através de rede discada.
Em Macaé, a reunião da Undime-RJ reuniu também os secretários de Educação de Rio Bonito, Cabo Frio, Carapebus, Iguaba Grande, Araruama, Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia.