logo

Secretários de Saúde fazem revisão do PDR e do PDI

15/02/2006 16:29:42 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (15), em Macaé, a reunião de avaliação do Plano Diretor de Regionalização (PDR) e do Plano Diretor de Investimento (PDI), onde os secretários de saúde da Região Norte Fluminenses traçaram novas diretrizes. Entre as mudanças pautadas no relatório do PDR são de que Macaé agora também passa, junto com Campos e o Rio de Janeiro a ser referência para os municípios da Região Norte no atendimento de alta e média complexidade e Quissamã, de média complexidade.

Segundo o secretário de Saúde de Macaé, o médico Fernando Diogo, num primeiro momento foi feita uma revisão minuciosa dos planos, elaborados em 2001, para confecção de um relatório que será avaliado por uma comissão de entidades ligadas a área de saúde. “O PDR e o PDI de 2001, não condiz mais com a realidade dos municípios, a começar pelo número de habitantes e os avanços que já fizemos na área da saúde”, disse.

Já para o PDI foram traçadas as prioridades de investimentos nas áreas de atenção a mulher e a crianças, Rede Básica de Saúde, Vigilância em Saúde (epidemiologia, vigilância sanitária e ambiental), Controle, Avaliação e Regulação da assistência, oncologia, UTI Neo Natal, pediátrica e adulto, criação de um laboratório regional de saúde pública (anatomo-citopatologia e histologia), informatização da rede de saúde, exames de média e alta complexidade, Consórcio Intermunicipal de Saúde, entre outros.

O secretário lembrou que a revisão dos planos foi solicitada durante reunião sobre uniformização das políticas do setor de saúde e dos investimentos estaduais e federais, promovido pela Associação de Prefeitos dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Apremerj), onde o prefeito de Macaé, Riverton Mussi participou como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Fluminense.

Estiveram presentes na reunião os secretários de Saúde, Handerson Maia, de Conceição de Macabú, Cláudio Petrucci, sub-secretário de Campos, Roberto Lopes e Delba Barros de Quissamã e a secretária executiva do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems)

Plano – O PDR é o instrumento de ordenamento do processo de regionalização em cada Estado na assistência à saúde, por meio da organização dos territórios estaduais em regiões e microrregiões. Já o PDI deve identificar prioridades e desenvolver estratégias de investimento para distribuir os recursos em todos os níveis de complexidade da saúde.