Secretários Municipais de Saúde da Região Norte Fluminense e representantes da Secretaria Estadual de Saúde estão reunidos em Macaé, nesta quarta (15) e quinta-feira (16). No encontro, que acontece no Hotel Du Lac, está sendo realizado o Seminário de Planejamento Estratégico, visando a elaboração do novo Plano Estadual de Saúde (PES).
De acordo com o subsecretário de desenvolvimento do Sistema de Saúde, Wilson De Maio, a cada quatro anos deve ser elaborado um Plano Estadual de Saúde que tenha as diretrizes das ações de saúde no Estado. “Após as deliberações das ações primordiais determinadas nas oficinas regionais, será realizada uma grande assembléia estadual com os 92 municípios para então, fazer o fechamento do plano”, explicou.
O secretário de Saúde de Macaé, Fernando Diogo, ressaltou a importância da realização das oficinas serem regionais. “Cada região tem sua peculiaridade, é imprescindível que os representantes do Estado conheçam as necessidades de cada uma. Assim, o novo PES pretende estabelecer as condições para a elaboração de um novo Pacto de Gestão para a saúde”, disse.
A equipe de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, elogiou os indicadores de saúde de Macaé, como o de cobertura vacinal, queda na taxa de mortalidade infantil, entre outros.
O secretário lembrou, que foram realizadas duas reuniões em fevereiro entre os secretários de Saúde da Região Norte, onde foram colocadas como prioridade as áreas de atenção à mulher e a crianças, Rede Básica de Saúde, Vigilância em Saúde (epidemiologia, vigilância sanitária e ambiental), Controle, Avaliação e Regulação da assistência, oncologia, UTI Neo Natal, pediátrica e adulto, criação de um laboratório regional de saúde pública (anatomo-citopatologia e histologia), informatização da rede de saúde, exames de média e alta complexidade e Consórcio Intermunicipal de Saúde.