A secretaria municipal de Ciência e Tecnologia (Sectec) está realizando os preparativos para a execução do II Fórum Municipal de Ciência e Tecnologia. Este evento acontecerá no dia 20 de julho, às 17h, no Paço Municipal, tratando do tema: M-Gov (Móbile Government/Cidadania Móvel). Para isso, virá a Macaé de Campinas o palestrante Iran Lima Gonçalves (Gerência de Negócios em Redes de Telecomunicações/CPqD Telecom & IT Solutions).
O objetivo do encontro, que terá como público alvo, empresários, representantes do Poder Público Municipal e de entidades civis e militares, será manter a população macaense informada sobre o “estado da arte”.
- Tudo que há de mais moderno no mundo em termos tecnológicos como o palm (computador de mão, que também funciona como máquina fotográfica, filmadora e telefone), que é um wireless, internet sem fio já utilizado em Macaé e outros serão levados ao conhecimento da população – avisa Marcelo Machado, assessor especial da Sectec.
Além disso, a partir de 2007, a população vai poder receber via celular informações de interesse da municipalidade, como IPTU, ISS, eventos e outras. Inclusive a Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) poderá enviar à Central de Dados informações e fotografias de automóveis em situação irregular, pois com as placas fotografadas, os veículos serão devidamente fiscalizados, com mais rapidez e precisão.
Segundo Marcelo, o chefe do executivo e seus secretários também terão seus trabalhos agilizados por utilizarem esta ferramenta (M-Gov). Reuniões seriam agendadas em tempo mais rápido, comunicados (ofícios e memorandos) teriam emissão e recepção imediatas, sem necessidade da tradicional burocracia.
Fórum em São Paulo
Com o objetivo de participar dos debates sobre tecnologias móveis aplicadas ao governo e ao cidadão, o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, participou do primeiro Fórum M-Gov (Cidadania Móvel), recentemente, em São Paulo. Neste evento, estiveram presentes mais de 200 representantes de prefeituras, governos estaduais e do governo federal. Macaé foi convidada a participar das discussões, já que a cidade se encontra entre os municípios que mais se destacam em transmissão sem fio – wireless
Segundo o secretário, o Fórum apresentou as principais aplicações e usabilidade da tecnologia móvel, a serviço do estado e do cidadão, através de tecnologia amplamente disponível a todas as camadas da população. Foram apresentados vários casos de utilização do M-Gov Móbile Government (Governo Móvel). “Hoje há no país cerca de 90 milhões de celulares. No final do ano, este número chegará a 100 milhões. A prefeitura pretende utilizar este meio de comunicação para disponibilizar aos macaenses informações via celular”, afirmou.
Ele lembrou ainda que atualmente este mecanismo está sendo adotado por diversos setores da economia privada e pública, por intermédio de redes informatizadas que aumentam o desempenho na administração. “As duas formas mais utilizadas são a fibra ótica e a transmissão sem fio – wireless”, explicou.
Jordan disse que a transmissão sem fio – wireless é mais moderna e tem menor custo. “O governo Riverton vai adotá-la”, avisou, lembrando que Macaé acertou na escolha desta função desde o início. “Esta adoção no Brasil e em outros países deve-se ao fato que as redes sem fio crescem mais que as redes a cabo”, destacou o secretário.
Secretaria de Ciência e Tecnologia
A secretaria de Ciência e Tecnologia busca apoiar o progresso e a modernização da cidade, visando a realização de parcerias com instituições de ensino e pesquisa, empresas públicas e privadas, enfocando o desenvolvimento sócio econômico de Macaé, oferecendo aos cidadãos o que há de mais avançado em Ciência e Tecnologia.
“Nosso objetivo é atuar em conjunto com outras secretarias e atores do cenário sócio-econômico de Macaé na promoção, coordenação, execução e acompanhamento das diretrizes científicas, tecnologias e de inovação para o município, possibilitando desenvolvimento para todos”, explicou o secretário. Ele avisa ainda que a Sectec deve ser base para o desenvolvimento sócio-econômico integrando a administração moderna, educação, meio ambiente, saúde, empresas e sociedade, além de fazer de Macaé uma cidade modelo, atualizada e preparada para o futuro.