ação é alusiva ao Dia Mundial das Zoonoses
A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde de Macaé, realiza entre os dias 03 e 07 de julho a 2ª Semana Municipal de Prevenção de Zoonoses. A ação é alusiva ao Dia Mundial das Zoonoses (06/07), em comemoração ao que aconteceu em 1885 na França, quando o cientista Louis Pasteur aplicou a primeira vacina contra a raiva.
A Cevas preparou uma programação especial, que irá ocorrer ao longo da semana com ações educativas nos bairros entre os dias 03/07 e 05/07, além de palestras, no dia 06/07, e um minicurso, no dia 07/07.
Em Macaé, a Cevas realiza uma série de ações e trabalhos educativos, investigação de casos suspeitos e/ou confirmados de zoonoses, eliminação de criadouros de vetores e vacinação antirrábica animal.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) existem mais de 200 tipos de zoonoses. Uma zoonose pode ser transmitida de forma direta (principalmente através do contato com secreções) ou contato físico (arranhaduras ou mordeduras). De forma indireta (por meio de vetores como mosquitos e pulgas), por contato indireto com secreções, pelo consumo de alimento contaminado com o agente (viral, bacteriano, fúngico ou parasitário), entre outras.
Programação da 2ª Semana Municipal de Prevenção de Zoonoses:
Dias: 03/07 a 05/07 - Ações educativas sobre prevenção de zoonoses em diferentes bairros
Dia: 06/07 – Palestras: Auditório Cláudio Ulpiano, bloco A, Cidade Universitária
8h - Credenciamento
8h30 - Abertura solene
9h – Palestra: "Novas Tecnologias para Controle de Vetores"
Palestrante: Jorge Antônio da Cunha Chagas (Biólogo- Saneamento Ambiental Projetos e Operações- SAPO)
10h15 - Intervalo
10h30 - Palestra: "Panorama sobre as Leishmanioses no Rio de Janeiro e o papel da Vigilância Entomológica"
Palestrante: MSc. André de Figueiredo Barbosa (Mestre em Ciências - Laboratório de Doenças Parasitárias- Instituto Oswaldo Cruz/IOC- Fiocruz)
11h30 - Almoço
13h30 - Palestra: "O perfil epidemiológico da febre maculosa nas regiões e cidades do estado do Rio de Janeiro"
Palestrante: Sabrina Teixeira da Silva Moraes (Médica Veterinária da Vigilância Ambiental da Prefeitura Municipal de Itaperuna/RJ e Mestranda em Saúde Pública e Zoonoses na Universidade de Vila Velha - UVV)
14h30 - Palestra: "Influenza aviária: desafio para a saúde única"
Palestrante: MSc. Fernando Silveira Ferolla (Mestre em Produção Animal - Chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária de Macaé/RJ - Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento/SEAPPA)
15h30 - Encerramento
Dia: 07/07 – Mini-curso: Auditório Cláudio Ulpiano, do bloco A, Cidade Universitária
8h - Credenciamento
08h30 - Mini-curso: "Micologia sanitária: Diagnóstico Clínico-Laboratorial da Esporotricose Humana e Animal"
Palestrante: Dr. Paulo Murillo Neufeld (Doutor em Ciências - Chefe do Laboratório de Micologia Médica e Forense da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ)