logo

Segunda etapa da pesquisa origem/destino será realizada nos coletivos

15/12/2014 16:42:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

A pesquisa acontece no interior dos ônibus da SIT Macaé

O trabalho de coleta de informações feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana, com a colaboração da Coppetec/UFRJ, continua esta semana. Nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17), a partir das 6h, seguindo durante toda manhã, será realizada a pesquisa embarcada de origem/destino, dentro dos ônibus da SIT Macaé. Os pesquisadores estarão nos coletivos de algumas das linhas do sistema integrado de transporte que interligam os bairros desde o eixo norte até o eixo sul de Macaé. Os dados recolhidos servirão de base para a identificação dos padrões de deslocamento das pessoas e o planejamento futuro da cidade.

Durante a realização da pesquisa embarcada de origem/destino, os entrevistadores farão perguntas básicas relacionadas ao trajeto dos passageiros: de onde estão vindo, para onde estão indo e quais os motivos e as frequências das viagens, tal como foi feito com os condutores de veículos nas vias da cidade durante as duas últimas semanas. A resposta ao questionário levará apenas alguns minutos.

- A colaboração do público usuário do sistema de transporte, do mesmo modo como aconteceu com a pesquisa feita com os veículos, é fundamental para a qualidade do trabalho. Quanto mais claras as informações, melhor para compreender as necessidades do município e projetar a Macaé do futuro -, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

Para que os passageiros identifiquem a equipe, os pesquisadores estarão identificados e uniformizados. Os dados levantados se juntarão às informações da pesquisa de origem/destino realizada no trânsito e também aos números da contagem manual de veículos. Os resultados serão utilizados na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Macaé.

Plano Municipal - O Plano Municipal de Mobilidade Urbana é o documento onde estarão englobados todos os estudos e levantamentos técnicos possíveis na área da mobilidade urbana, para apontar projetos viáveis e funcionais para implantação a curto, médio e longo prazos em Macaé.

Entre as possibilidades a serem consideradas neste novo plano estão grandes desafios para Macaé, como modais de transporte público viáveis e funcionais, medidas para o incentivo ao uso racional dos carros, construção de corredores viários para diminuição dos “gargalos”, criação de espaços para ciclistas e pedestres, entre outras.

Após a finalização de todas as etapas, a previsão é que o novo Plano Municipal de Mobilidade Urbana seja concluído até abril de 2015.