Foto: Arquivo Secom
Animais de até 24 meses de idade são imunizados
A campanha de vacinação contra febre aftosa alcançou a meta de vacinação dos bovinos e bubalinos da região: foram distribuídas cerca de 2,2 mil vacinas gratuitamente por profissionais da secretaria de Agroeconomia para animais de até 24 meses de idade.
Para melhor atender os produtores, a secretaria disponibilizou dez vacinadores para irem até as propriedades realizar a vacinação dos animais cadastrados, já que durante essa etapa, e para a próxima, que vai acontecer durante o mês de maio, foram adotadas mudanças no processo de vacinação.
Para ter direito à vacina, o produtor deve se dirigir à sede da Secretaria de Agroeconomia e realizar um cadastro dos animais. Em seguida, é feita uma avaliação, para posteriormente o produtor retirar a vacina na secretaria. Após essa etapa, é marcada uma data para um profissional da secretaria ir à propriedade do produtor para realizar a vacinação de todos os animais cadastrados.
Visando ainda agilizar o processo de vacinação, dois servidores da Secretaria de Agroeconomia fizeram um curso preparatório no Núcleo de Defesa Sanitária para realizar um registro imediato no sistema da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (SEAPEC), dos proprietários que retiraram as vacinas. Com isso, o processo de emissão das declarações de regularização do rebanho fica mais veloz.
O responsável pelo lançamento das vacinas, Emerson João Pereira, comenta que o índice elevado de vacinação mostra que a rapidez no processo motiva o produtor com a prevenção da doença. “A expectativa é que para a próxima etapa da campanha, os produtores continuem com esse compromisso de manter o rebanho imunizado”, destaca.
A vacinação é obrigatória e sem ela os proprietários são impedidos de comercializar os animais e os produtos provenientes dele. O vírus da doença atinge principalmente os animais mais jovens, por isso a prefeitura oferece a vacina gratuita para os animais de até dois anos de vida. A vacinação dos animais bovinos é feita de seis em seis meses.
Febre aftosa
A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. É uma doença altamente contagiosa que possui sete soros imunologicamente distintos: A, O, C, SAT1, SAT2, SAT3 e Asia 1, sendo que no Brasil são encontrados apenas os tipos A, O e C.