Foto: Kaná Manhães
A avenida está sendo aberta com duas pistas e com canteiro central
A prefeitura de Macaé está concluindo os 800 metros restantes da Avenida Industrial que vai unir a Linha Azul à Rodovia Amaral Peixoto, nas proximidades do Lagomar e Cabiúnas. Essa avenida, que faz parte do anel viário do município, está sendo construída com o objetivo de desafogar o trânsito na Barra de Macaé e centro da cidade, principalmente o trânsito de carretas pesadas com destino ao Parque de Tubos ou empresas que prestam serviço à Bacia de Campos.
A avenida está sendo aberta com duas pistas e com canteiro central. A primeira fase da via, que vai da rotatória da Linha Azul até o final do bairro Jardim Franco, já foi concluída pela prefeitura em 2008. Essa fase em obras começa no final do Jardim Franco e vai até o início da Amaral Peixoto, em Cabiúnas. A prefeitura tem o objetivo de concluir até o final deste ano a terceira fase, que inclui a rotatória na Amaral Peixoto, passagem dessa Rodovia e pontes.
A Avenida Industrial, que amplia o arco viário do município, vai possibilitar que motoristas cruzem a cidade de um lado a outro sem passar pelo Centro. Ela começa na Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul), na Ajuda, e termina no trevo da Rodovia Amaral Peixoto, no Lagomar. Na Ajuda será construído um trevo e no encontro da Avenida Industrial com a Rodovia Amaral Peixoto, em Cabiúnas, será construído um viaduto que vai facilitar o acesso à via, sem que o motorista precise cruzar a Rodovia Amaral Peixoto.
A Avenida Industrial, com 3.800 metros, contará com rede de escoamento de águas pluviais, com manilhas de 1.000 a 1.200 milímetros. A prefeitura investe R$ 25 milhões neste trabalho A avenida tem 20 metros de pista dupla e iluminação entre as duas pistas e terá os mesmos moldes da Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul). Vai absorver o tráfego pesado de carretas que, hoje, cruzam o centro da cidade, pois a via terá estrutura para 45 toneladas, que é padrão do DER.
As obras aquecem o mercado de construção civil no município. Sua utilização vai diminuir o tráfego de veículos pesados, que vêm de municípios do Norte Fluminense e Estado do Espírito Santo, no centro da cidade. Entre outros benefícios, a avenida ligará o bairro Ajuda com o entroncamento da RJ-106, na altura do Lagomar e Cabiúnas e, do outro lado, ligará o a Ajuda à Rodovia Lacerda Agostinho.
– Absorvendo o fluxo de veículos que vêm do Norte Fluminense e do Espírito Santo em direção ao Parque de Tubos, localidades da Região dos Lagos, ou ao Trevo da BR-101, a avenida vai possibilitar que os motoristas cheguem à Rodovia Lacerda Agostinho e trevo da Linha Verde, onde optarão pela RJ-168 ou Aroeira. Essa via possibilitará que motoristas cruzem a cidade de um lado a outro, sem passar pelo Centro. Com isso, o fluxo de veículos na Barra de Macaé e na ponte Ivan Mundin vai melhorar e, conseqüentemente, também no centro e outros locais da cidade – colocou o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos..
Para o secretário, a Avenida Industrial está valorizando a região por onde ela passa, pois ao longo da via já surgem vários loteamentos. Além da valorização imobiliária da região, a avenida vai interligar regiões da cidade e melhorar o fluxo do trânsito em áreas que hoje apresentam problemas.
- Além de ser mais uma opção de trânsito aos motoristas que chegam e saem de Macaé, a avenida já está valorizando essa região, que será mais uma opção para o crescimento da cidade – disse Tadeu Campos.