logo

Segurança: grupo de trabalho da prefeitura passará por capacitação no Bope

20/08/2014 15:55:00 - Jornalista: Catarina Brust

A Secretaria de Ordem Pública realizou, na manhã desta quarta-feira (20), reunião preparatória para a visita técnica, que acontecerá na próxima semana, ao processo de pacificação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) junto à comunidade Tavares Bastos, no Rio. O objetivo é conhecer as boas práticas nas etapas de trabalho do processo de pacificação, bem como a dinâmica de interlocução dos diversos prestadores de serviços à comunidade. A visita terá a participação do grupo de trabalho da prefeitura, responsável pelo desenvolvimento das ações de consolidação das Unidades de Polícia Pacificadora nas comunidades Nova Holanda e Malvinas.

A visita é decorrente dos contatos feitos pelo secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório, junto ao comando do Bope, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (Pmerj). Uma equipe da Secretaria de Ordem Pública, composta pelo secretário; subsecretário, Edilson Santana e pelo assessor Kelvin Carvalho, esteve no Rio, visitando o Bope e uma do Batalhão de Operações Especiais também esteve em Macaé. "A equipe do Bope ficou impressionada com o processo que estamos desenvolvendo aqui na cidade e com os serviços prestados pela prefeitura nessas comunidades. Esses são indicadores que estamos no caminho certo", explicou Edmilson Jório.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, a visita técnica ao comando do Bope e à comunidade de Tavares Bastos é uma forma de estimular ainda mais a equipe que vem trabalhando na consolidação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) na Nova Holanda e Malvinas. "É uma oportunidade de ir até lá, participar de palestras e visitar uma comunidade já pacificada. O Bope, hoje, é mais uma tropa de pacificação do que de conquista", pontuou.

A ida ao Rio compreenderá palestras no comando do Bope sobre integração com a comunidade e relato de experiências de segurança e educação, além de visita técnica orientada à comunidade Tavares Bastos.

A reunião desta quarta-feira contou com a participação da secretária de Educação, Lúcia Thomaz, representantes da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Barra, Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, unidades de ensino da Nova Holanda e Malvinas, entre outros.