Foto: João Barreto
Veículos ficarão baseados em pontos estratégicos como área central, Imbetiba, Cavaleiros e região serrana
Com o objetivo de reforçar a segurança do município, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ordem Pública, disponibilizou, nesta sexta-feira (18), duas viaturas para atuar no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Os veículos ficarão baseados, a partir de hoje, em pontos estratégicos como área central, Praia da Imbetiba, Cavaleiros e região serrana.
As viaturas serão utilizadas por policiais militares, que atuam no programa, fruto de um convênio firmado em setembro de 2021 entre o Município e o Governo do Estado. De acordo com o Prefeito de Macaé, Welberth Rezende, estas são as primeiras viaturas disponibilizadas. "Estamos avançando na segurança pública da cidade. Uma questão positiva é que os locais para receber a atuação do Proeis foram escolhidos através de uma parceria da Prefeitura com o comércio. A expectativa é ampliar o número de viaturas e, assim, cada vez mais contribuir para redução de furtos na cidade", ressaltou Welberth, acrescentando que o próximo passo é o município receber o Batalhão de Ações com Cães, que será construído nas adjacências do Parque da Cidade.
Para o Comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel, Fábio Corrêa, contar com as viaturas será uma forma de aumentar o raio de atuação dos policiais. "Antes, os militares que atuavam no Proeis executavam a ronda ostensiva a pé, agora, tudo será ampliado. Com as viaturas baseadas em locais estratégicos, os deslocamentos se tornam mais céleres e seguros, tanto para os policiais militares, que as operam, quanto para população", pontua o comandante.
Já a subcoordenadora do Proeis, Simone de Sá lembra "que as viaturas do Proeis irão complementar o policiamento normal e terão um atendimento diário e permanente para aumentar a segurança do município". Para o secretário de Ordem Pública, Alan Oliveira, esta é mais uma conquista. "Em breve, ainda este ano, os veículos serão ampliados e contaremos com 16 militares no programa. Com o aumento no quadro de policiais e viaturas, o patrulhamento será reforçado, uma das prioridades do convênio", esclarece.
Presente na cerimônia, o diretor de Patrimônio da Associação Comercial e Industrial de Macaé, Marco Navega, elogiou a iniciativa. "Agradecemos ao Proeis e ao Governo Municipal. O comércio precisa de segurança e ações como estas são fundamentais", destacou. Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luis Henrique Fragoso, frisou que quanto mais segurança, mais os consumidores ficam à vontade. "Esta parceria é muito positiva para o comércio", afirma.
Em setembro de 2021, o prefeito Welberth assinou termo de cooperação técnica para implantação do Programa de Integração na Segurança do Estado (Proeis) no município. O convênio permite que o município contrate policiais militares, nas suas horas de folga, para atender demandas da segurança na cidade.