Diversão com segurança é o que a Prefeitura de Macaé oferece à população e visitantes neste Carnaval. Durante os quatro dias de folia, cem guardas municipais reforçam a segurança nos pontos de maior concentração de pessoas: Cidade do Samba, onde haverá os desfiles das agremiações, na Linha Verde; Cavaleiros e Imbetiba. A região serrana também contará com efetivo maior de guardas por conta dos eventos nos distritos.
Localidades como Parque Aeroporto, Lagomar, Bar do Côco e outras vão contar durante o Carnaval com o apoio das equipes das Bases Operacionais da Guarda Civil Municipal, que já atuam nesses bairros, diariamente, independente de eventos. A atuação dos guardas é feita em parceria com a Polícia Militar, que é acionada em caso de necessidade de acordo com a demanda da população.
Nos pontos de ônibus, onde há maior aglomeração de pessoas na volta para casa, nos horários das 17h30 às 22h, de segunda a sexta-feira, os guardas municipais também serão mantidos com auxílio de viatura para garantir a tranquilidade dos usuários de coletivos na cidade.
Essas ações fazem parte da Coordenadoria Regional Operacional da Guarda, que é vinculada à Secretaria de Ordem Pública. Já foram implantadas bases no Lagomar, Praça Washington Luiz, Cavaleiros, Aeroporto, Imbetiba, Visconde de Araújo, Terminal Central e no distrito de Glicério, na região serrana do município.
As bases reforçam a segurança não somente nos bairros onde estão estabelecidas, mas em todo o entorno, principalmente nos locais de grande movimento de pessoas. No Visconde, por exemplo, a segurança na Praça do Rodo foi reforçada com viaturas da base, que fica ao lado da Igreja Santo Antônio, fazendo rondas no local a cada 10 minutos. Além disso, as bases aproximam as comunidades dos guardas, já que as pessoas podem se dirigir a elas para fazer denúncias ou sugestões.