logo

Segurança: reunião define últimos detalhes da Operação de Carnaval

25/02/2022 17:29:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

A fiscalização terá o objetivo de conscientizar e cumprir o decreto 049/2022 que traz alterações no combate à covid-19

Reunião realizada na manhã desta sexta-feira (25), na sede da Guarda Municipal de Macaé, traçou os últimos detalhes da Operação Carnaval, que terá início neste sábado (26) e se encerra no dia 1º de março (quarta-feira de Cinzas). A ação é coordenada pela Secretaria de Ordem Pública e conta com equipes das secretarias de Mobilidade Urbana, Turismo, Saúde, Ambiente, Infraestrutura, fiscalização de Posturas e Coordenadoria de Vigilância Sanitária.

O secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira, informou que o objetivo do encontro foi alinhar as últimas estratégias para a Operação de Carnaval, principalmente as ações para o cumprimento do decreto 049/2022, que traz alterações restritivas no combate à covid-19 no município;

"Realizamos uma reunião na sede da Polícia Militar e outra no gabinete, para que pudéssemos traçar um planejamento e garantir a segurança, durante esse período, principalmente nos pontos de mais movimento do município. Vamos contar com o reforço de policiais militares, além das equipes do Grupo de Apoio Operacional (Gaop), que está treinada para atuar em situações mais delicadas", pontuou.

Ele acrescentou que além da fiscalização na área de segurança pública, as equipes de fiscalização estarão percorrendo os estabelecimentos para verificar o cumprimento do decreto 049/2022, que proíbe a realização dos blocos de rua, bois pintadinhos e, ainda, desfiles de escolas de samba.

"Os eventos particulares poderão funcionar com a capacidade de 50%, no entanto, os que forem realizados em área pública serão coibidos por nossas equipes de fiscalização", informou.

Alan informou ainda que as equipes estarão percorrendo as orlas das Praias dos Cavaleiros, Campista, Imbetiba, Pecado e Lagoa de Imboassica. Além desses locais, haverá equipes da Defesa Civil, que estarão realizando o trabalho de prevenção nos acessos às cachoeiras da Ciriaca, Frade, Sana, Bicuda Pequena e Bicuda Grande.

"Alem da Defesa Civil, estaremos com a Guarda Ambiental e Mobilidade Urbana nesses pontos turísticos para orientar sobre som alto, a realização de churrascos, entre outras informações", acrescentou.

Fiscalização de Posturas - O Representante da Coordenadoria Especial de Posturas, o fiscal, Dionízio de Souza Filho, comentou que o trabalho de conscientização sobre as restrições de funcionamento para cumprir o decreto municipal tem sido realizado ao longo da última semana.

"Nós realizamos essas ações constantemente e também atendemos as demandas da população. Somente no trabalho realizado na quinta-feira (17), cumprimos 17 intimações em estabelecimentos para que eles obedeçam o decreto vigente", informou.

Já o coordenador de Vigilância Sanitária, Ricardo Salgado, informou que o trabalho de orientação do órgão vem sendo intensificado sobre a questão de licenciamentos e também sobre práticas de higiene nos estabelecimentos, seguindo as normas sanitárias para evitar a disseminação do Coronavírus no município.

Em caso de denúncia, a população poderá entrar em contato com a Guarda Municipal de Macaé: (22) 2796-1328.

Participaram também do encontro o secretário Adjunto de Segurança, Everson Coriolano; comandante da Guarda Municipal, Robson de Souza; secretário de Turismo, Léo Anderson e o assessor, Alexandre Magno; Coordenador Especial da Vigilância Sanitária, Ricardo Salgado; representantes da Mobilidade Urbana, Fabiano Lima e Cláudio Araújo; da Secretaria de Saúde, Liciane Furtado e Carla Rodrigues; Secretaria de Serviços Públicos, Luiz Carlos Moreira.


Fotos Relacionadas